Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/42044
Type: Dissertação
Title: Um percurso de memória: os rastros do Cura Circuito de Arte Urbana e do slam Clube da Luta na plataforma Instagram
Other Titles: A memory path: the traces of Cura Urban Art Circuit and of Clube da Luta poetry slam in Instagram platform
Authors: Eliza Caetano Alves
First Advisor: Carlos Henrique Rezende Falci
First Referee: Renata Moreira Marquez
Second Referee: André Goes Mintz
Abstract: O presente trabalho dedica-se a observar a memória social plataformizada em dinâmicas digitais, enquanto fluxo e terreno de disputas ideológicas, lugar de esquecimentos e não-existências a partir de objetos de memória criados com expressões artísticas na cidade. O estudo partiu da observação preliminar, na plataforma social Instagram, da diferença de circulação de objetos de memória relacionados ao festival de arte urbana Cura e o Slam Clube da Luta, competição de poesia falada. Ambas as manifestações artísticas se dão no território do centro de Belo Horizonte. Para compreender tal diferença, observamos três eixos fundamentais formulados a partir da pesquisa bibliográfica. São eles: circulação, natureza da manifestação artística e categorias de memória. A análise abrangeu postagens relacionadas às hashtags identificadas como marcadores dos dois eventos. Investigar a diferença de circulação nos permitiu perceber os esquecimentos definidos por diversos atores em todo o processo: desde as escolhas expressivas relacionadas à natureza das manifestações artísticas, passando por suas táticas na plataforma, a atuação dos usuários e a atuação da própria plataforma, por meio de sua programação. Ao final, pudemos observar que, no meio digital, o papel de arconte, aquele que guarda e ordena o arquivo, se encontra distribuído entre atores mais ou menos evidentes.
Abstract: This work is dedicated to observe the platformed social memory in its digital dynamics as a flow, as a space for ideological disputes, place for forgetfulness and non-existence, and from memory objects created with art expressions in the city. The study began with a prior observation, in social platform Instagram, of the difference in circulation of memory objects related to the urban art festival Cura and Slam Clube da Luta, a spoken poetry competition. Those art expressions are both located in the territory of the center of the city of Belo Horizonte. To understand the reasons of such a difference, we observed three fundamental thematic axis formulated from the bibliographic research. Those are: circulation, nature of the artistic expression and memory categories. The analysis embraces posts related to the hashtags identified as marker for the two events. To investigate the difference in circulation of the memory objects allowed us to note the memory and the forgetfulness defined by several actors within the process: from the expressive choices related to the nature of the artistic expressions, through its tactics in the platform, the actions of the users and the actions of the platform itself, by means of its programing. At the end, we could observe that, in a digital media, the role of the archon, of the one who keeps and establishes an order to the archive, is distributed among more or less obvious actors.
Subject: Cura Circuito Urbano de Arte
Clube da Luta
Performance (Arte) - Belo Horizonte (MG)
Memória coletiva
Poesia - Concursos
Arte pública
Redes de relações sociais
Belo Horizonte (MG) - Festivais
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: EBA - ESCOLA DE BELAS ARTES
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Artes
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/42044
Issue Date: 28-Oct-2021
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Memória, arte e cidade_Eliza Caetano Alves 31 Dez 2021.pdf10.95 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.