Use este identificador para citar o ir al link de este elemento:
http://hdl.handle.net/1843/42108
Tipo: | Dissertação |
Título: | As sonatas para violoncelo e piano de M.C. Guarnieri, em contexto: aspectos técnico-interpretativos da Sonata N.3 |
Título(s) alternativo(s): | M.C Guarnieri's Sonatas for cello and piano, in context: technical-interpretative aspects of Sonata N.3 |
Autor(es): | Cinthia Fernandes Matias |
primer Tutor: | Carlos Aleixo dos Reis |
primer Co-tutor: | Elise Barbara Pittenger |
primer miembro del tribunal : | Valdir Claudino |
Segundo miembro del tribunal: | Jessé Máximo Pereira |
Resumen: | O objetivo deste trabalho é apresentar um estudo sobre as sonatas para violoncelo e piano de Mozart Camargo Guarnieri, assim como propor sugestões que enfatizam o conteúdo expressivo da Sonata N.3. Como fundamentação, considera-se a evolução de Guarnieri como compositor relacionando as suas três sonatas para violoncelo às suas três fases composicionais. Ademais, aulas individuais foram realizadas com o violoncelista Antônio Lauro Del Claro, a quem a Sonata N.3 foi dedicada e quem acompanhou todo o processo de criação das sonatas para violoncelo e piano. Essas aulas com Del Claro foram usadas para registrar as intenções e inspirações do compositor, como descrito a partir das memórias de convivência do violoncelista com Guarnieri. Fontes biográficas são utilizadas para traçar as influências que se fizeram presentes no processo de composição da obra. Por fim, este estudo propõe apoiar uma performance coerente com as intenções do compositor. |
Abstract: | The objective of this work is to present a study of the composer Mozart Camargo Guarnieri’s Sonatas for cello and piano, as well as proposing suggestions that enphasize the expressive content of the Sonata N.3. As a foundation for this study, Guarnieri’s evolution as a composer is considered and his three cello sonatas are related to his three compositional phases. Furthermore, private classes were held with cellist Antonio Lauro Del Claro, to whom Sonata N.3 was dedicated and who was present in the realization of Guarnieri’s sonatas for cello and piano. These classes with Del Claro were used to reflect on and record the composer’s intentions and inspirations, as described in the cellist’s memories of their shared experiences throughout the process of creating the sonatas. Biographical sources are used to trace the influences that were important to the compositional process of the work. Finally, this study proposes to support a performance that is coherent with the composer’s intentions. |
Asunto: | Música para violoncelo Guarnieri, Carmargo, 1907-1993 Sonatas Música para piano |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Sigla da Institución: | UFMG |
Departamento: | MUSICA - ESCOLA DE MUSICA |
Curso: | Programa de Pós-Graduação em Música |
Tipo de acceso: | Acesso Aberto |
metadata.dc.rights.uri: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/ |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/42108 |
Fecha del documento: | 13-dic-2021 |
Aparece en las colecciones: | Dissertações de Mestrado |
archivos asociados a este elemento:
archivo | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
As sonatas para violoncelo e piano de M C Guarnieri_ em contexto_aspectos técnico_interpretativos da Sonata n3.pdf | 3.08 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este elemento está licenciado bajo una Licencia Creative Commons