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dc.contributor.advisor1Marcelo Bronzo Ladeirapt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5012643907892516pt_BR
dc.creatorMarcus Vinícius Duarte Teixeirapt_BR
dc.date.accessioned2022-05-31T18:05:10Z-
dc.date.available2022-05-31T18:05:10Z-
dc.date.issued2009-12-30-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/42129-
dc.description.resumoEste trabalho objetivou descrever os resultados de orientação para processos (BPO) de uma gerência de Tecnologia da Informação da Petrobras, buscando-se também avaliar a convergência de percepções dos coordenadores e dos atores dos processos a respeito dos construtos de BPO abordados no modelo de referência. A metodologia empregada no trabalho consistiu de métodos qualitativos e quantitativos, por meio de um estudo de caso. Foram realizadas 19 entrevistas com informantes-chave da gerência. Os resultados obtidos foram analisados em dois grupos, um que representava o nível de BPO da gerência e outro que representava o nível de BPO de um processo escolhido da gerência. O nível da gerência foi construído a partir da resposta de 6 coordenadores e seus respectivos indicados. O nível do processo foi definido a partir da percepção de 7 participantes do processo escolhido. Durante as entrevistas, os informantes-chave responderam ao questionário do modelo de referência, onde cada construto era pontuado em uma escala Likert. Esses dados foram utilizados para identificar o nível de BPO do grupo que representava a gerência e do grupo que representava o processo, além de servir para comparar os dois grupos. Foram utilizadas técnicas estatísticas como média aritmética e variância para essa etapa quantitativa. A partir das informações levantadas nas entrevistas e de sua análise, foi possível identificar pontos de melhoria para a gestão dos processos investigados e quais construtos apresentaram maior convergência e divergência entre os respondentes. Como possíveis contribuições deste estudo foram sugeridos planos de ação visando à melhoria da gestão de processos na gerência.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programCurso de Especialização em Gestão Estratégicapt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectOrientação para processos de negóciopt_BR
dc.subjectGestão de processos de negóciopt_BR
dc.subjectMelhoria de processospt_BR
dc.subject.otherAdministraçãopt_BR
dc.titleAvaliação do nível de orientação para processos na Petrobras: Um estudo exploratóriopt_BR
dc.typeMonografia (especialização)pt_BR
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