Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/42138
Tipo: Monografia (especialização)
Título: Práticas de treinamento, desenvolvimento e educação aplicadas em uma organização de saúde.
Autor(es): Marilza de Oliveira Camargos
Primeiro Orientador: Antônio Del Maestro Filho
Resumo: A competitividade acirrada impõe as organizações a busca de processos eficientes e eficazes por questão de sustentabilidade e a área de TD&E proporciona a formação e o desenvolvimento dos profissionais nos aspectos necessários para vencer os novos desafios. O trabalho é um estudo de caso realizado em uma Clínica prestadora de serviços oncológicos, cujo objetivo foi identificar quais são as práticas de TD&E (treinamento, desenvolvimento e educação), aplicadas e seus reflexos nos resultados da organização. Para tanto, realizou-se um embasamento teórico sobre o tema, além de utilizar, para realização do trabalho, procedimentos metodológicos que incluíram entrevistas semi-estruturadas com as gestoras da Clínica, bem como uma pesquisa de satisfação que foi aplicada em uma amostra de 150 pacientes. Diante das análises das entrevistas e da pesquisa de satisfação, contatou-se que a prática de treinamentos aplicada pela empresa estudada tem contribuindo para o alcance dos objetivos organizacionais, no que se refere, principalmente a melhoria da qualidade dos serviços prestados. Entretanto, na percepção da pesquisadora, ainda não se faz presente na instituição, por parte das gestoras, uma concepção homogênea sobre os benefícios que os treinamentos geram para a empresa e para os funcionários. Conclui-se, também, que as organizações necessitam compreender o significado do trabalho na vida dos funcionários, pois é por meio deste que o ser humano amplia sua capacidade de pensar, sentir e se incluir no mundo. Assim, o trabalho deve proporcionar o crescimento pessoal, mas isso só vai acontecer se existir satisfação na relação entre indivíduo e organização, visando alcançar um resultado efetivo para os dois lados. Portanto, é preciso que as organizações repensem o conceito de treinamento, para que assim, não só a empresa seja beneficiada, mas também os funcionários.
Assunto: Administração
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Curso: Curso de Especialização em Gestão Estratégica
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/42138
Data do documento: 28-Ago-2013
Aparece nas coleções:Especialização em Gestão Estratégica

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Marilza de Oliveira Camargos.pdf23.33 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.