Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/42138
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Antônio Del Maestro Filhopt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5159154728859133pt_BR
dc.creatorMarilza de Oliveira Camargospt_BR
dc.date.accessioned2022-05-31T18:28:23Z-
dc.date.available2022-05-31T18:28:23Z-
dc.date.issued2013-08-28-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/42138-
dc.description.resumoA competitividade acirrada impõe as organizações a busca de processos eficientes e eficazes por questão de sustentabilidade e a área de TD&E proporciona a formação e o desenvolvimento dos profissionais nos aspectos necessários para vencer os novos desafios. O trabalho é um estudo de caso realizado em uma Clínica prestadora de serviços oncológicos, cujo objetivo foi identificar quais são as práticas de TD&E (treinamento, desenvolvimento e educação), aplicadas e seus reflexos nos resultados da organização. Para tanto, realizou-se um embasamento teórico sobre o tema, além de utilizar, para realização do trabalho, procedimentos metodológicos que incluíram entrevistas semi-estruturadas com as gestoras da Clínica, bem como uma pesquisa de satisfação que foi aplicada em uma amostra de 150 pacientes. Diante das análises das entrevistas e da pesquisa de satisfação, contatou-se que a prática de treinamentos aplicada pela empresa estudada tem contribuindo para o alcance dos objetivos organizacionais, no que se refere, principalmente a melhoria da qualidade dos serviços prestados. Entretanto, na percepção da pesquisadora, ainda não se faz presente na instituição, por parte das gestoras, uma concepção homogênea sobre os benefícios que os treinamentos geram para a empresa e para os funcionários. Conclui-se, também, que as organizações necessitam compreender o significado do trabalho na vida dos funcionários, pois é por meio deste que o ser humano amplia sua capacidade de pensar, sentir e se incluir no mundo. Assim, o trabalho deve proporcionar o crescimento pessoal, mas isso só vai acontecer se existir satisfação na relação entre indivíduo e organização, visando alcançar um resultado efetivo para os dois lados. Portanto, é preciso que as organizações repensem o conceito de treinamento, para que assim, não só a empresa seja beneficiada, mas também os funcionários.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programCurso de Especialização em Gestão Estratégicapt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectOrganizações de saúdept_BR
dc.subjectPráticas de treinamentopt_BR
dc.subjectDesenvolvimento e educaçãopt_BR
dc.subjectMelhoria da qualidade dos serviços prestadospt_BR
dc.subject.otherAdministraçãopt_BR
dc.titlePráticas de treinamento, desenvolvimento e educação aplicadas em uma organização de saúde.pt_BR
dc.typeMonografia (especialização)pt_BR
Appears in Collections:Especialização em Gestão Estratégica

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Marilza de Oliveira Camargos.pdf23.33 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.