Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/42140
Tipo: Dissertação
Título: Antecedentes e consequentes da satisfação com a prática do Crossfit na perspectiva da lógica dominada por serviço
Título(s) alternativo(s): Antecedents and consequences of satisfaction with the practice of Crossfit from the perspective of service-dominat logic
Autor(es): Clárison Gonçalves Gamarano
Primeiro Orientador: Ricardo Teixeira Veiga
Primeiro membro da banca : Christiane Luce Gomes
Segundo membro da banca: Luiz Rodrigo Cunha Moura
Resumo: Ao longo da História a maneira de se perceber e aplicar o Marketing passou por profundas transformações. Por se tratar de um fenômeno bastante fragmentado e ainda em formação, Vargo e Lusch (2004) propuseram uma lógica integradora e abrangente para a compreensão das trocas e eventos relacionados: a lógica dominada por serviço (LDS). Trata-se de uma contraposição à lógica tradicional, que não seria capaz de explicar todos os aspectos envolvidos às transações nos contextos social e econômico atuais. Com o objetivo de contribuir com aplicações empíricas, este projeto testou um modelo quantitativo, cujo construto focal é a satisfação do consumidor, pelo prisma dessa nova lógica. Para isso, o Crossfit, que representa um fenômeno crescente e pouco explorado, foi utilizado como base para a validação dos preceitos da LDS, sobretudo no que concerne aos aspectos que envolvem a cocriação, fator essencial à formulação adequada de estratégias de marketing. Foi utilizada a modelagem de equações estruturais para calcular os impactos entre os construtos do modelo. Como resultado, seis das sete hipóteses contidas no modelo proposto foram suportadas. Ficou provado o impacto positivo da qualidade do serviço na cocriação e no valor percebido, bem como o impacto positivo da cocriação no valor percebido e na satisfação. Além disso, a satisfação impactou positivamente a comunicação boca a boca. Estes resultados propiciaram avanços ao estado da arte a todas as vertentes que compõem o fenômeno estudado, sejam elas: a satisfação do consumidor, a cocriação de valor, a LDS e o Crossfit. No âmbito gerencial, destaca-se a possibilidade de obtenção de vantagens competitivas às empresas que observarem o comportamento do consumidor por meio das resoluções alcançadas neste estudo.
Abstract: Throughout history, the manner of perceiving and applying Marketing has undergone profound transformations. Once it is a rather fragmented phenomenon and is still in the process of formation, Vargo and Lusch (2004) proposed an integrative and comprehensive logic for the understanding of exchanges and their related events: the service-dominated logic (S-DL). This logic represents a contrast to the traditional logic, which would not be able to explain all aspects involved in transactions in the current social and economic contexts. In order to contribute to empirical applications, this project tested a quantitative model, whose focal construct is the consumer satisfaction, throughout the prism of this new logic. For this, Crossfit, which represents a growing phenomenon, however it is also a little explored subject, was used as a basis for the validation of the S-DL precepts, especially with regard to those aspects involved to the co-creation thematic, an essential factor for the proper formulation of marketing strategies. Structural equation modeling was used to calculate the impacts between the model's constructs. As a result, six of those seven hypotheses contained in the proposed model were supported. In a nutshell, the positive impact of service quality on co-creation and perceived value was proven, as well as the positive impact of co-creation on perceived value and satisfaction. In addition, satisfaction positively impacted the word of mouth communication. These results provided advances to the state of the art in all aspects that make up the studied phenomenon, are they: consumer satisfaction, co-creation of value, S-DL and Crossfit. In the managerial scope, stands out the possibility of obtaining competitive advantages for companies that observe consumer behavior through the resolutions reached in this study.
Assunto: Marketing
Administração
Academias de ginástica
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Departamento: FACE - FACULDADE DE CIENCIAS ECONOMICAS
Curso: Programa de Pós-Graduação em Administração
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/42140
Data do documento: 27-Mar-2020
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação completa Clárison.pdfAntecedentes e consequentes da satisfação com a prática do Crossfit na perspectiva da lógica dominada por serviço1.59 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.