Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/42140
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Ricardo Teixeira Veigapt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2160652000585374pt_BR
dc.contributor.referee1Christiane Luce Gomespt_BR
dc.contributor.referee2Luiz Rodrigo Cunha Mourapt_BR
dc.creatorClárison Gonçalves Gamaranopt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1387862203959935pt_BR
dc.date.accessioned2022-05-31T18:34:25Z-
dc.date.available2022-05-31T18:34:25Z-
dc.date.issued2020-03-27-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/42140-
dc.description.abstractThroughout history, the manner of perceiving and applying Marketing has undergone profound transformations. Once it is a rather fragmented phenomenon and is still in the process of formation, Vargo and Lusch (2004) proposed an integrative and comprehensive logic for the understanding of exchanges and their related events: the service-dominated logic (S-DL). This logic represents a contrast to the traditional logic, which would not be able to explain all aspects involved in transactions in the current social and economic contexts. In order to contribute to empirical applications, this project tested a quantitative model, whose focal construct is the consumer satisfaction, throughout the prism of this new logic. For this, Crossfit, which represents a growing phenomenon, however it is also a little explored subject, was used as a basis for the validation of the S-DL precepts, especially with regard to those aspects involved to the co-creation thematic, an essential factor for the proper formulation of marketing strategies. Structural equation modeling was used to calculate the impacts between the model's constructs. As a result, six of those seven hypotheses contained in the proposed model were supported. In a nutshell, the positive impact of service quality on co-creation and perceived value was proven, as well as the positive impact of co-creation on perceived value and satisfaction. In addition, satisfaction positively impacted the word of mouth communication. These results provided advances to the state of the art in all aspects that make up the studied phenomenon, are they: consumer satisfaction, co-creation of value, S-DL and Crossfit. In the managerial scope, stands out the possibility of obtaining competitive advantages for companies that observe consumer behavior through the resolutions reached in this study.pt_BR
dc.description.resumoAo longo da História a maneira de se perceber e aplicar o Marketing passou por profundas transformações. Por se tratar de um fenômeno bastante fragmentado e ainda em formação, Vargo e Lusch (2004) propuseram uma lógica integradora e abrangente para a compreensão das trocas e eventos relacionados: a lógica dominada por serviço (LDS). Trata-se de uma contraposição à lógica tradicional, que não seria capaz de explicar todos os aspectos envolvidos às transações nos contextos social e econômico atuais. Com o objetivo de contribuir com aplicações empíricas, este projeto testou um modelo quantitativo, cujo construto focal é a satisfação do consumidor, pelo prisma dessa nova lógica. Para isso, o Crossfit, que representa um fenômeno crescente e pouco explorado, foi utilizado como base para a validação dos preceitos da LDS, sobretudo no que concerne aos aspectos que envolvem a cocriação, fator essencial à formulação adequada de estratégias de marketing. Foi utilizada a modelagem de equações estruturais para calcular os impactos entre os construtos do modelo. Como resultado, seis das sete hipóteses contidas no modelo proposto foram suportadas. Ficou provado o impacto positivo da qualidade do serviço na cocriação e no valor percebido, bem como o impacto positivo da cocriação no valor percebido e na satisfação. Além disso, a satisfação impactou positivamente a comunicação boca a boca. Estes resultados propiciaram avanços ao estado da arte a todas as vertentes que compõem o fenômeno estudado, sejam elas: a satisfação do consumidor, a cocriação de valor, a LDS e o Crossfit. No âmbito gerencial, destaca-se a possibilidade de obtenção de vantagens competitivas às empresas que observarem o comportamento do consumidor por meio das resoluções alcançadas neste estudo.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFACE - FACULDADE DE CIENCIAS ECONOMICASpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Administraçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectCocriaçãopt_BR
dc.subjectCrossfitpt_BR
dc.subjectLógica dominada por serviçopt_BR
dc.subjectModelagem de equações estruturaispt_BR
dc.subjectSatisfaçãopt_BR
dc.subject.otherMarketingpt_BR
dc.subject.otherAdministraçãopt_BR
dc.subject.otherAcademias de ginásticapt_BR
dc.titleAntecedentes e consequentes da satisfação com a prática do Crossfit na perspectiva da lógica dominada por serviçopt_BR
dc.title.alternativeAntecedents and consequences of satisfaction with the practice of Crossfit from the perspective of service-dominat logicpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Dissertação completa Clárison.pdfAntecedentes e consequentes da satisfação com a prática do Crossfit na perspectiva da lógica dominada por serviço1.59 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.