Use este identificador para citar o ir al link de este elemento: http://hdl.handle.net/1843/42191
Tipo: Artigo de Periódico
Título: Construindo alianças estratégicas para a produção na sétima arte: um estudo multicasos em produtoras cinematográficas brasileiras
Título(s) alternativo(s): Uilding strategic alliances in production in the seventh art: a multicase study of Brazilian films producers
Autor(es): Carlos Alberto Gonçalves
Everton Rodrigues Silva
Daniel Paulino Teixeira Lopes
Resumen: O setor cinematográfico carrega a ambiguidade de ser uma atividade industrial e simbólica rele- vante para a identidade nacional. A despeito de sua significância, há uma lacuna acadêmica sobre o papel das alianças no modelo produtivo brasileiro. Optou-se, diante disso, por entender tal processo através da investigação da estrutura da indústria e da visão baseada em recursos. Este trabalho possui natureza qualitativa, fazendo uso de multicasos e de entrevistas semiestruturadas. Constatou-se que, em função do domínio oligopolista das majors, o setor nacional herdou o padrão americano de divisão de receitas entre os participantes da cadeia produtiva. Entretanto, a estrutura mercadológica dos Estados Unidos é baseada na integração vertical e em uma relação estreita com a televisão. Esses fatos, somados ao abandono do Estado no que diz respeito ao investimento direto na produção, à diminuição do ciclo de vida do filme e ao baixo percentual de projetos que captam recursos via leis de incentivo, asseveraram a competitividade. Percebeu-se que as alianças são um movimento necessário para o funcionamento da cadeia (complemen- tariedade de recursos), mas que há, também, uma relação de dependência das produtoras com os demais elos do sistema de valor, em função da assimetria de poder criada pela estrutura da indústria. É possível afirmar, assim, que complementariedade e dependência andam pari passu.
Abstract: The movie industry is characterized by the ambiguity of being an industrial activity and a symbolic to the national identity. Despite its relevance, there is a literature gap concerning the role of alliances in the national film production. We sought to understand this process through the lens of the industry structure and the resource-based view. This study was qualitative in nature on the basis of a multiple case study ap- proach and semi-structured interviews. The findings showed that, due to the majors’ oligopolistic domain, the national industry inherited the North American pattern for revenue-sharing among participants in the production chain. However, the United States market structure is based in both vertical integration and strong ties between the movie industry and the television industry. Analyzing the Brazilian movie industry, government resignation from investing in production, reduced film lifecycles, and few projects funded pri- vately (via incentive laws), competition between productions is fierce. We found not only that alliances are essential to the functioning of the industry (resource complementarity), but also that producers are strongly dependent to other elements in the movie value system – particularly due to power asymmetries created by the industry structure. Complementarity and dependency go hand in hand.
Asunto: Cinema
Indústria cinematográfica
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Institución: UFMG
Departamento: FCE - DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS ADMINISTRATIVAS
Tipo de acceso: Acesso Aberto
Identificador DOI: 10.5902/1983465917993
URI: http://hdl.handle.net/1843/42191
Fecha del documento: 2016
metadata.dc.url.externa: https://www.redalyc.org/revista.oa?id=2734
metadata.dc.relation.ispartof: Revista de administração da UFSM
Aparece en las colecciones:Artigo de Periódico

archivos asociados a este elemento:
archivo Descripción TamañoFormato 
CONSTRUINDO ALIANÇAS ESTRATÉGICAS.pdf11.94 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los elementos en el repositorio están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, salvo cuando es indicado lo contrario.