Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/42191
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dc.creatorCarlos Alberto Gonçalvespt_BR
dc.creatorEverton Rodrigues Silvapt_BR
dc.creatorDaniel Paulino Teixeira Lopespt_BR
dc.date.accessioned2022-06-02T14:50:45Z-
dc.date.available2022-06-02T14:50:45Z-
dc.date.issued2016-
dc.citation.volume8pt_BR
dc.citation.issue4pt_BR
dc.citation.spage561pt_BR
dc.citation.epage579pt_BR
dc.identifier.doi10.5902/1983465917993pt_BR
dc.identifier.issn19834659pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/42191-
dc.description.abstractThe movie industry is characterized by the ambiguity of being an industrial activity and a symbolic to the national identity. Despite its relevance, there is a literature gap concerning the role of alliances in the national film production. We sought to understand this process through the lens of the industry structure and the resource-based view. This study was qualitative in nature on the basis of a multiple case study ap- proach and semi-structured interviews. The findings showed that, due to the majors’ oligopolistic domain, the national industry inherited the North American pattern for revenue-sharing among participants in the production chain. However, the United States market structure is based in both vertical integration and strong ties between the movie industry and the television industry. Analyzing the Brazilian movie industry, government resignation from investing in production, reduced film lifecycles, and few projects funded pri- vately (via incentive laws), competition between productions is fierce. We found not only that alliances are essential to the functioning of the industry (resource complementarity), but also that producers are strongly dependent to other elements in the movie value system – particularly due to power asymmetries created by the industry structure. Complementarity and dependency go hand in hand.pt_BR
dc.description.resumoO setor cinematográfico carrega a ambiguidade de ser uma atividade industrial e simbólica rele- vante para a identidade nacional. A despeito de sua significância, há uma lacuna acadêmica sobre o papel das alianças no modelo produtivo brasileiro. Optou-se, diante disso, por entender tal processo através da investigação da estrutura da indústria e da visão baseada em recursos. Este trabalho possui natureza qualitativa, fazendo uso de multicasos e de entrevistas semiestruturadas. Constatou-se que, em função do domínio oligopolista das majors, o setor nacional herdou o padrão americano de divisão de receitas entre os participantes da cadeia produtiva. Entretanto, a estrutura mercadológica dos Estados Unidos é baseada na integração vertical e em uma relação estreita com a televisão. Esses fatos, somados ao abandono do Estado no que diz respeito ao investimento direto na produção, à diminuição do ciclo de vida do filme e ao baixo percentual de projetos que captam recursos via leis de incentivo, asseveraram a competitividade. Percebeu-se que as alianças são um movimento necessário para o funcionamento da cadeia (complemen- tariedade de recursos), mas que há, também, uma relação de dependência das produtoras com os demais elos do sistema de valor, em função da assimetria de poder criada pela estrutura da indústria. É possível afirmar, assim, que complementariedade e dependência andam pari passu.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFCE - DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS ADMINISTRATIVASpt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.relation.ispartofRevista de administração da UFSMpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectIndústria cinematográficapt_BR
dc.subjectAlianças estratégicaspt_BR
dc.subjectProdução de filmept_BR
dc.subjectSétima artept_BR
dc.subject.otherCinemapt_BR
dc.subject.otherIndústria cinematográficapt_BR
dc.titleConstruindo alianças estratégicas para a produção na sétima arte: um estudo multicasos em produtoras cinematográficas brasileiraspt_BR
dc.title.alternativeUilding strategic alliances in production in the seventh art: a multicase study of Brazilian films producerspt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.url.externahttps://www.redalyc.org/revista.oa?id=2734pt_BR
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