Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/42233
Type: Artigo de Periódico
Title: Estratégias de relacionamento das confecções de roupas femininas: a visão da gestão
Authors: Amanda Kerlly de Freitas Santos
Marlusa de Sevilha Gosling
Marcelo Aureliano Monteiro Andrade
Kelly Cristine Oliveira Meira
Abstract: Em um ambiente altamente competitivo, para que empresas permaneçam no mercado e alcançar seus objetivos organizacionais, é necessário estreitar os relacionamentos com seus diversos parceiros estratégicos. Dentre esses parceiros estratégicos estão outras organizações, como os fornecedores, os clientes intermediários e os concorrentes, e pessoas, como os funcionários e os clientes finais. O objetivo desse trabalho foi verificar como as empresas de confecção de roupas femininas identificam um cliente como um parceiro estratégico; como elas torna-os seus aliados; e como elas gerenciam o relacionamento com eles, para assim obterem vantagens. O referencial teórico abordou temas relacionados ao Marketing de Relacionamento. A metodologia de pesquisa utilizada foi exploratória e qualitativa. O procedimento de pesquisa utilizado foi o estudo de casos múltiplos de empresas de confecção de roupas femininas de pequeno e médio porte, que possuem show room na região do Prado em Belo Horizonte, por meio de entrevistas com os gestores e análise de conteúdo. Os principais resultados encontrados nesta pesquisa são que nas empresas estudadas predominam as estratégias de relacionamento através do e-marketing e do marketing de banco de dados. Das quatro empresas estudadas apenas uma rompeu com o marketing transacional, apresentando também características do marketing de interação e do marketing de rede.
Abstract: In a highly competitive environment, so that companies stay in the market and achieve their organizational goals, they need to strengthen relationships with their various strategic partners. Among these strategic partners are other organizations such as suppliers, b2b customers and competitors, and people as employees and end customers. The aim of this study was to determine how the production of women's clothing companies identify a customer as a strategic partner; how they make them their partners; and how they manage the relationship with them, so as to gain a competitive advantage. The theoretical framework addressed issues related to Relationship Marketing. The research methodology was qualitative and exploratory. The research procedure used was the study of multiple cases of women’s clothes manufacturers, which have showroom in the Prado area in Belo Horizonte. The main findings of this study are that the studied companies adopted relationship strategies through e-marketing and database marketing. Of the four companies studied only one escaped from transactional marketing strategies, adopting also the interaction and network marketing marketing features.
Subject: Marketing
Moda
Estratégia de negócios
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: FCE - DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS ADMINISTRATIVAS
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/42233
Issue Date: 2016
metadata.dc.url.externa: https://revistas.brazcubas.br/index.php/dialogos/article/download/165/226
metadata.dc.relation.ispartof: Revista Diálogos Interdisciplinares
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