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http://hdl.handle.net/1843/42249
Tipo: | Artigo de Evento |
Título: | Jogos africanos e educação matemática |
Autor(es): | Aline de Paula Birindiba Araujo Marina Gonçalves Ribeiro Tânia Aretuza Ambrizi Gebara |
Resumen: | O presente trabalho faz parte das ações de ensino referentes ao Projeto de extensão universitária Ciclo Permanente de Estudos e Debates sobre a Educação Básica, desenvolvido pela equipe do Centro Pedagógico da Escola de Educação Básica e Profissional da UFMG. Pretendese com este artigo sistematizar, a partir de uma sequência didática, contribuições do jogo “Mancala” para a implementação da Lei n°10.639/03 nas aulas de matemática, em turmas do 3º ano do Centro Pedagógico da Escola de Educação Básica e Profissional da Universidade Federal de Minas Gerais, compostas por alunos com idade entre 8 e 9 anos. A Lei nº10.639/03 estabelece a obrigatoriedade do ensino da História e Cultura Africana e AfroBrasileira em escolas públicas e privadas nos ensinos fundamental e médio. Segundo o texto da legislação, os conteúdos referentes a essas temáticas devem ser abordados em todo o currículo escolar, especialmente nas áreas de Educação Artística, Literatura e História Brasileiras. Este trabalho visa à aplicação da referida Lei no campo da Matemática, por meio interdisciplinar com as disciplinas de História Brasileira e Arte. A sequência didática desenvolvida priorizou o jogo “Mancala” como possibilidade para esse diálogo entre os diferentes campos do conhecimento. Mancala é o nome de um conjunto de jogos de tabuleiro de origem milenar africana e que envolvem raciocínio, lógica, aritmética e estimativa. O trabalho pedagógico, com elementos da pedagogia africana, contemplou reflexões com os alunos sobre jogos de tabuleiro, o jogo Mancala em si e sua utilização e importância na África e, também, nos outros continentes, em especial no Brasil. As crianças puderam construir o jogo com caixas de ovos, argila, sementes e outros materiais. Por fim, o trabalho foi concluído com a execução do jogo nas turmas e sua socialização na escola. O jogo Mancala permite explorar, de forma lúdica, assuntos acerca da história e cultura afro-brasileira articulados a conteúdos matemáticos que colaboram com a construção ativa de conhecimentos pelos estudantes sobre práticas culturais, conceitos matemáticos e ideias filosóficas. |
Asunto: | Matemática Jogos educativos Cultura afro-brasileira Educação básica |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Sigla da Institución: | UFMG |
Departamento: | CP - CENTRO PEDAGOGICO - 1o.GRAU |
Tipo de acceso: | Acesso Aberto |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/42249 |
Fecha del documento: | 2017 |
metadata.dc.url.externa: | https://drive.google.com/file/d/1IAFrN7jXIZ8ttukqb4slGmtk9-ppmCCI/view |
metadata.dc.relation.ispartof: | Feira Brasileira de Colégios de Aplicação e Escolas Técnicas |
Aparece en las colecciones: | Artigo de Evento |
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