Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/1843/42249
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.creator | Aline de Paula Birindiba Araujo | pt_BR |
dc.creator | Marina Gonçalves Ribeiro | pt_BR |
dc.creator | Tânia Aretuza Ambrizi Gebara | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2022-06-04T00:03:34Z | - |
dc.date.available | 2022-06-04T00:03:34Z | - |
dc.date.issued | 2017 | - |
dc.citation.issue | 5 | pt_BR |
dc.citation.spage | 397 | pt_BR |
dc.citation.epage | 412 | pt_BR |
dc.identifier.isbn | 9788567869315 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/1843/42249 | - |
dc.description.resumo | O presente trabalho faz parte das ações de ensino referentes ao Projeto de extensão universitária Ciclo Permanente de Estudos e Debates sobre a Educação Básica, desenvolvido pela equipe do Centro Pedagógico da Escola de Educação Básica e Profissional da UFMG. Pretendese com este artigo sistematizar, a partir de uma sequência didática, contribuições do jogo “Mancala” para a implementação da Lei n°10.639/03 nas aulas de matemática, em turmas do 3º ano do Centro Pedagógico da Escola de Educação Básica e Profissional da Universidade Federal de Minas Gerais, compostas por alunos com idade entre 8 e 9 anos. A Lei nº10.639/03 estabelece a obrigatoriedade do ensino da História e Cultura Africana e AfroBrasileira em escolas públicas e privadas nos ensinos fundamental e médio. Segundo o texto da legislação, os conteúdos referentes a essas temáticas devem ser abordados em todo o currículo escolar, especialmente nas áreas de Educação Artística, Literatura e História Brasileiras. Este trabalho visa à aplicação da referida Lei no campo da Matemática, por meio interdisciplinar com as disciplinas de História Brasileira e Arte. A sequência didática desenvolvida priorizou o jogo “Mancala” como possibilidade para esse diálogo entre os diferentes campos do conhecimento. Mancala é o nome de um conjunto de jogos de tabuleiro de origem milenar africana e que envolvem raciocínio, lógica, aritmética e estimativa. O trabalho pedagógico, com elementos da pedagogia africana, contemplou reflexões com os alunos sobre jogos de tabuleiro, o jogo Mancala em si e sua utilização e importância na África e, também, nos outros continentes, em especial no Brasil. As crianças puderam construir o jogo com caixas de ovos, argila, sementes e outros materiais. Por fim, o trabalho foi concluído com a execução do jogo nas turmas e sua socialização na escola. O jogo Mancala permite explorar, de forma lúdica, assuntos acerca da história e cultura afro-brasileira articulados a conteúdos matemáticos que colaboram com a construção ativa de conhecimentos pelos estudantes sobre práticas culturais, conceitos matemáticos e ideias filosóficas. | pt_BR |
dc.format.mimetype | pt_BR | |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Minas Gerais | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | CP - CENTRO PEDAGOGICO - 1o.GRAU | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFMG | pt_BR |
dc.relation.ispartof | Feira Brasileira de Colégios de Aplicação e Escolas Técnicas | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Relações étnico raciais, | pt_BR |
dc.subject | Interdisciplinaridade | pt_BR |
dc.subject | Educação Matemática | pt_BR |
dc.subject.other | Matemática | pt_BR |
dc.subject.other | Jogos educativos | pt_BR |
dc.subject.other | Cultura afro-brasileira | pt_BR |
dc.subject.other | Educação básica | pt_BR |
dc.title | Jogos africanos e educação matemática | pt_BR |
dc.type | Artigo de Evento | pt_BR |
dc.url.externa | https://drive.google.com/file/d/1IAFrN7jXIZ8ttukqb4slGmtk9-ppmCCI/view | pt_BR |
dc.identifier.orcid | https://orcid.org/ 0000-0002-4646-3460 | pt_BR |
Appears in Collections: | Artigo de Evento |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Jogos africanos e educação matemática.pdf | 271.51 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.