Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/42249
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorAline de Paula Birindiba Araujopt_BR
dc.creatorMarina Gonçalves Ribeiropt_BR
dc.creatorTânia Aretuza Ambrizi Gebarapt_BR
dc.date.accessioned2022-06-04T00:03:34Z-
dc.date.available2022-06-04T00:03:34Z-
dc.date.issued2017-
dc.citation.issue5pt_BR
dc.citation.spage397pt_BR
dc.citation.epage412pt_BR
dc.identifier.isbn9788567869315pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/42249-
dc.description.resumoO presente trabalho faz parte das ações de ensino referentes ao Projeto de extensão universitária Ciclo Permanente de Estudos e Debates sobre a Educação Básica, desenvolvido pela equipe do Centro Pedagógico da Escola de Educação Básica e Profissional da UFMG. Pretendese com este artigo sistematizar, a partir de uma sequência didática, contribuições do jogo “Mancala” para a implementação da Lei n°10.639/03 nas aulas de matemática, em turmas do 3º ano do Centro Pedagógico da Escola de Educação Básica e Profissional da Universidade Federal de Minas Gerais, compostas por alunos com idade entre 8 e 9 anos. A Lei nº10.639/03 estabelece a obrigatoriedade do ensino da História e Cultura Africana e AfroBrasileira em escolas públicas e privadas nos ensinos fundamental e médio. Segundo o texto da legislação, os conteúdos referentes a essas temáticas devem ser abordados em todo o currículo escolar, especialmente nas áreas de Educação Artística, Literatura e História Brasileiras. Este trabalho visa à aplicação da referida Lei no campo da Matemática, por meio interdisciplinar com as disciplinas de História Brasileira e Arte. A sequência didática desenvolvida priorizou o jogo “Mancala” como possibilidade para esse diálogo entre os diferentes campos do conhecimento. Mancala é o nome de um conjunto de jogos de tabuleiro de origem milenar africana e que envolvem raciocínio, lógica, aritmética e estimativa. O trabalho pedagógico, com elementos da pedagogia africana, contemplou reflexões com os alunos sobre jogos de tabuleiro, o jogo Mancala em si e sua utilização e importância na África e, também, nos outros continentes, em especial no Brasil. As crianças puderam construir o jogo com caixas de ovos, argila, sementes e outros materiais. Por fim, o trabalho foi concluído com a execução do jogo nas turmas e sua socialização na escola. O jogo Mancala permite explorar, de forma lúdica, assuntos acerca da história e cultura afro-brasileira articulados a conteúdos matemáticos que colaboram com a construção ativa de conhecimentos pelos estudantes sobre práticas culturais, conceitos matemáticos e ideias filosóficas.pt_BR
dc.format.mimetypepdfpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCP - CENTRO PEDAGOGICO - 1o.GRAUpt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.relation.ispartofFeira Brasileira de Colégios de Aplicação e Escolas Técnicaspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectRelações étnico raciais,pt_BR
dc.subjectInterdisciplinaridadept_BR
dc.subjectEducação Matemáticapt_BR
dc.subject.otherMatemáticapt_BR
dc.subject.otherJogos educativospt_BR
dc.subject.otherCultura afro-brasileirapt_BR
dc.subject.otherEducação básicapt_BR
dc.titleJogos africanos e educação matemáticapt_BR
dc.typeArtigo de Eventopt_BR
dc.url.externahttps://drive.google.com/file/d/1IAFrN7jXIZ8ttukqb4slGmtk9-ppmCCI/viewpt_BR
dc.identifier.orcidhttps://orcid.org/ 0000-0002-4646-3460pt_BR
Appears in Collections:Artigo de Evento

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Jogos africanos e educação matemática.pdf271.51 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.