Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/1843/42289
Type: | Artigo de Periódico |
Title: | Cursos da saúde: integração e responsabilidade social no enfrentamento da pandemia |
Authors: | Cristina Gonçalves Alvim Maria Gabrielle de Lima Rocha Maria José Nunes de Paiva Paula Maria Machado Arantes Rita de Cássia Ribeiro Rosangela Gomes da Mota de Souza Sônia Maria Nunes Viana Taciana de Figueiredo Soares Adriane Mesquita de Medeiros Cláudia Freire de Andrade Morais Penna Cristina Mariano Ruas Ênio Lacerda Vilaça Érika Lourenço Fabiane Ribeiro Ferreira Fabíola Carvalho de Almeida Lima Baroni Luciene Das Graças Mota |
Abstract: | A pandemia da COVID-19 afetou os cursos de graduação da área da Saúde, que se viram diante de um dilema sobre como conciliar a responsabilidade social de participar da atenção à saúde da população no município e no estado com as demandas de biossegurança impostas pela pandemia. Na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), há 14 cursos da área da Saúde que compartilham do mesmo espaço, dos mesmos recursos e das mesmas políticas acadêmicas. Pensar juntos sobre os desafios vivenciados foi um movimento de solidariedade, integração e coesão. O objetivo deste artigo é relatar essa experiência. São descritos o contexto antes da pandemia, a atuação diante de portarias ministeriais, a elaboração de diretrizes para o ensino remoto emergencial e a situação dos estágios curriculares. Destacase a importância da construção coletiva no enfrentamento das dificuldades para garantir a segurança, a equidade e a qualidade na formação de profissionais da saúde na UFMG. |
Abstract: | The COVID-19 pandemic affected undergraduate courses in the Health area, which were faced with a dilemma on how to reconcile the social responsibility of participating in the health care of the population in the municipality and in the state with the biosecurity demands imposed by the pandemic. . At the Federal University of Minas Gerais (UFMG), there are 14 courses in the Health area that share the same space, the same resources and the same academic policies. Thinking together about the challenges experienced was a movement of solidarity, integration and cohesion. The purpose of this article is to report this experience. The context before the pandemic, the performance before ministerial ordinances, the elaboration of guidelines for emergency remote teaching and the situation of curricular internships are described. The importance of collective construction in facing the difficulties to guarantee safety, equity and quality in the training of health professionals at UFMG is highlighted. |
Subject: | Educação Educação Interprofissional COVID-19 Responsabilidade Social |
language: | por |
metadata.dc.publisher.country: | Brasil |
Publisher: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Publisher Initials: | UFMG |
metadata.dc.publisher.department: | EEF - DEPARTAMENTO DE TERAPIA OCUPACIONAL ENF - DEPARTAMENTO DE ENFERMAGEM BÁSICA ENF - DEPARTAMENTO DE NUTRIÇÃO FAO - DEPARTAMENTO DE ODONTOLOGIA RESTAURADORA FAO - DEPARTAMENTO DE ODONTOLOGIA SOCIAL E PREVENTIVA FAR - DEPARTAMENTO DE ANÁLISES CLÍNICAS E TOXICOLÓGICAS FAR - DEPARTAMENTO DE FARMÁCIA SOCIAL MED - DEPARTAMENTO DE ANATOMIA E IMAGEM MED - DEPARTAMENTO DE FONOAUDIOLOGIA MED - DEPARTAMENTO DE PEDIATRIA MED - DEPARTAMENTO DE PROPEDÊUTICA COMPLEMENTAR VET - DEPARTAMENTO DE TECNOLOGIA E INSPEÇÃO DE PRODUTOS DE ORIGEM ANIMAL |
Rights: | Acesso Aberto |
metadata.dc.identifier.doi: | 10.35699/2237-5864.2020.24767 |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/42289 |
Issue Date: | 2020 |
metadata.dc.url.externa: | http://https://periodicos.ufmg.br/index.php/rdes/issue/view/864 |
metadata.dc.relation.ispartof: | Revista docencia do ensino superior |
Appears in Collections: | Artigo de Periódico |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
CURSOS DA SAÚDE; INTEGRAÇÃO E RESPONSABILIDADE SOCIAL NO ENFRENTAMENTO DA PANDEMIA.pdf | 443.38 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.