Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/42295
Type: Artigo de Periódico
Title: Epistemologia da competitividade e a sugestão de um novo conceito
Other Titles: Epistemology of competitiveness and suggestion of a new concept
Authors: Ricardo Viana Carvalho de Paiva
Raquel Garcia Gonçalves
Danilo de Melo Costa
Francisco Vidal Barbosa
Abstract: O presente estudo realiza um resgate histórico dos principais conceitos de competitividade na grande área da administração percorrendo desde os estudos da firma até as primeiras formas e os termos já estabelecidos. Para tanto, realizou-se uma pesquisa teórica de caráter qualitativo, utilizando como meio de coleta de dados a pesquisa bibliográfica, restrita a livros e artigos acadêmicos, dos principais autores da área. Os dados foram analisados, sumarizados e categorizados buscando se compreender a composição lógica da definição que se tenta alcançar. Ao final, sugere-se a criação de um novo conceito para: “estratégia competitiva” e “competitividade”, mediante a aglutinação de termos e definições retiradas dos principais autores da área, por meio de constructos observados no resgate histórico realizado. A contribuição deste trabalho está em demonstrar que a teoria já publicada sobre o tema pode se complementar na construção de um conceito abrangente para nortear futuras pesquisas e decisões organizacionais.
Abstract: This study conducts a historical of the main concepts of competitiveness in the area of administration, beginning with the studies of the firm until the early concepts and terms established. For this purpose, a theoretical qualitative research was conducted using, as a means of collection of data, the bibliographic research, restricted to books and academic papers of the main authors of the area. Data were analyzed, summarized and categorized, trying to understand the logic composition of the definition that we want to achieve. At the end, we suggest the creation of a new concept for: "Competitive Strategy" and "Competitiveness", by means of the agglutination of terms and definitions taken from the leading authors in the field, through constructs observed in the historical that was done. The contribution of this work is to demonstrate that the theory ever published about the subject can be complementary in building a comprehensive concept to guide future research and organizational decisions.
Subject: Competitividade
Administração
Empresas
Estratégia
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: ARQ - DEPARTAMENTO DE URBANISMO
FCE - DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS ADMINISTRATIVAS
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/42295
Issue Date: 2016
metadata.dc.url.externa: https://e-revista.unioeste.br/index.php/csaemrevista/article/view/15609
metadata.dc.relation.ispartof: Ciências Sociais Aplicadas em Revista
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