Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/42350
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dc.creatorAndityas Soares de Moura Costa Matospt_BR
dc.creatorAna Suelen Tossige Gomespt_BR
dc.date.accessioned2022-06-08T13:19:36Z-
dc.date.available2022-06-08T13:19:36Z-
dc.date.issued2018-12-
dc.citation.volume59pt_BR
dc.citation.issue141pt_BR
dc.citation.spage651pt_BR
dc.citation.epage670pt_BR
dc.identifier.doihttps://doi.org/10.1590/0100-512X2018n14101astgpt_BR
dc.identifier.issn1981-5336pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/42350-
dc.description.abstractA return to the being emerges in the contemporaneity as an important theoretical way to think about the possibilities of a politics and an ethics free from the legacy bequeathed by the Western history. In this sense, Giorgio Agamben develops, in the book “The use of the bodies”, what he calls an archaeology of ontology, seeking to verify if the access to an ontology is still possible nowadays. Starting from Aristotle, passing by the Scholastics, until arriving at Heidegger, Agamben highlights how the binary division of being – in two opposed and, at same time, dependent experiences – remains an aporia in Western thought and praxis. The ontology, as the origin of the historical articulation between language and world, is then traversed by its fractures, leading the philosopher to propose a new reading of the being from what he understands as modal ontology. From these ideas, we intend to investigate how this medial articulation between essence and existence, being and entity, common and singular –always founded in a becoming – would provide a new perspective of the being in which ontology and ethics end up mixed.pt_BR
dc.description.resumoUm retorno ao ser aparece na contemporaneidade como uma via teórica importante para se pensar as possibilidades de uma política e de uma ética livres das conformações legadas pela história do Ocidente. É nesse sentido que Giorgio Agamben desenvolve em “O uso dos corpos” o que chamará de uma arqueologia da ontologia, buscando verificar se o acesso a uma ontologia ainda é possível nos dias de hoje. Partindo de Aristóteles, passando pela escolástica, até chegar a Heidegger, Agamben evidencia como a divisão binária do ser – em duas experiências contrapostas e ao mesmo tempo dependentes – mantém-se como uma aporia no pensamento e na práxis ocidental. A ontologia, como lugar originário da articulação histórica entre linguagem e mundo, é então percorrida por suas fraturas, levando o filósofo a propor uma nova leitura do ser a partir do que entende como ontologia modal. A partir dessas ideias, busca-se investigar como essa articulação medial entre essência e existência, ser e ente, comum e singular – constituída sempre em devir – propiciaria uma nova perspectiva do ser, na qual ontologia e ética se confundem.pt_BR
dc.format.mimetypepdfpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentDIR - DEPARTAMENTO DE DIREITO DO TRABALHO E INTRODUÇÃO AO ESTUDO DO DIREITOpt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.relation.ispartofKriterionpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectGiorgio Agambenpt_BR
dc.subjectMetafísicapt_BR
dc.subjectOntologiapt_BR
dc.subjectÉticapt_BR
dc.subjectCorpopt_BR
dc.subjectAristótelespt_BR
dc.subject.otherFilosofiapt_BR
dc.subject.otherMetafísicapt_BR
dc.subject.otherAgamben, Giorgio, 1942-pt_BR
dc.subject.otherOntologiapt_BR
dc.subject.otherÉticapt_BR
dc.titleDa unidade/diferença à modalidade: a arqueologia da ontologia no pensamento de Giorgio Agambenpt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.url.externahttps://bib44.fafich.ufmg.br/kriterion/index.php/kriterion/article/view/325pt_BR
dc.identifier.orcidhttp://orcid.org/0000-0003-4249-4320pt_BR
dc.identifier.orcidhttps://orcid.org/ 0000-0002-3303-0105pt_BR
Appears in Collections:Artigo de Periódico



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