Use este identificador para citar o ir al link de este elemento: http://hdl.handle.net/1843/42409
Tipo: Monografia (especialização)
Título: Ensino-aprendizagem de BIM no meio acadêmico de Belo Horizonte
Autor(es): Jonathan Henrique dos Santos
primer Tutor: Danielle Meireles de Oliveira
Resumen: A Indústria da Arquitetura, Engenharia e Construção está passando por mudanças na forma em que um empreendimento é pensado, planejado, projetado, construído e administrado durante a fase de uso. Dentre outros fatores, essas mudanças são provenientes da utilização do BIM que possibilita a modelagem de todas as informações ao longo do ciclo de vida dos empreendimentos permitindo assim simulações, extrações de quantitativos e custos, verificação de interferências e parâmetros desejados dentre outros benefícios que possibilitam grandes avanços para essa Indústria. Embora esses benefícios já estejam sendo evidenciados no mundo com a utilização do BIM, no cenário nacional foram poucas empresas que efetivamente utilizaram esse novo conceito devido a diversos obstáculos, um deles sendo a falta de profissionais qualificados no mercado, que está diretamente ligado ao ensino e aprendizagem do BIM no meio acadêmico. Esta pesquisa tem por objetivo identificar como se encontra o ensino de BIM no meio acadêmico de Belo Horizonte abordando o conhecimento do tema por parte dos alunos e professores, técnicas de ensino, dificuldades de implementação, perspectivas de ensino, interesse dos alunos em aprenderem sobre BIM, dentre outras questões. Para tanto, recorreu-se à pesquisa quantitativa de natureza exploratória por tratar-se de área de pouco conhecimento acumulado, foram elaborados e aplicados questionários para os discentes e docentes do curso de engenharia civil de duas Instituições de Ensino de Belo Horizonte. Através da análise dos resultados pode-se observar que o ensino de BIM ainda se encontra em fases iniciais nas duas Instituições de ensino, sendo que uma delas está com o processo de implementação do ensino mais avançado, pode-se observar ainda que os alunos dessa instituição tiveram uma melhor assimilação e acertos em relação aos conceitos e práticas BIM, mostrando a importância do ensino ainda na graduação.
Asunto: Construção civil
Modelagem de informação da construção
Modelagem de informação da construção - Estudo e ensino
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Institución: UFMG
Departamento: ENG - DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA MATERIAIS E DA CONSTRUÇÃO CIVIL
Curso: Curso de Especialização em Produção e Gestão do Ambiente Construído
Tipo de acceso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/42409
Fecha del documento: 27-mar-2018
Aparece en las colecciones:Especialização em Produção e Gestão do Ambiente Construído

archivos asociados a este elemento:
archivo Descripción TamañoFormato 
Monografia - Ensino de BIM - Final.pdf1.4 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los elementos en el repositorio están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, salvo cuando es indicado lo contrario.