Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/42409
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Danielle Meireles de Oliveirapt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7922082856762693pt_BR
dc.creatorJonathan Henrique dos Santospt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3350367438286011pt_BR
dc.date.accessioned2022-06-09T19:41:27Z-
dc.date.available2022-06-09T19:41:27Z-
dc.date.issued2018-03-27-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/42409-
dc.description.resumoA Indústria da Arquitetura, Engenharia e Construção está passando por mudanças na forma em que um empreendimento é pensado, planejado, projetado, construído e administrado durante a fase de uso. Dentre outros fatores, essas mudanças são provenientes da utilização do BIM que possibilita a modelagem de todas as informações ao longo do ciclo de vida dos empreendimentos permitindo assim simulações, extrações de quantitativos e custos, verificação de interferências e parâmetros desejados dentre outros benefícios que possibilitam grandes avanços para essa Indústria. Embora esses benefícios já estejam sendo evidenciados no mundo com a utilização do BIM, no cenário nacional foram poucas empresas que efetivamente utilizaram esse novo conceito devido a diversos obstáculos, um deles sendo a falta de profissionais qualificados no mercado, que está diretamente ligado ao ensino e aprendizagem do BIM no meio acadêmico. Esta pesquisa tem por objetivo identificar como se encontra o ensino de BIM no meio acadêmico de Belo Horizonte abordando o conhecimento do tema por parte dos alunos e professores, técnicas de ensino, dificuldades de implementação, perspectivas de ensino, interesse dos alunos em aprenderem sobre BIM, dentre outras questões. Para tanto, recorreu-se à pesquisa quantitativa de natureza exploratória por tratar-se de área de pouco conhecimento acumulado, foram elaborados e aplicados questionários para os discentes e docentes do curso de engenharia civil de duas Instituições de Ensino de Belo Horizonte. Através da análise dos resultados pode-se observar que o ensino de BIM ainda se encontra em fases iniciais nas duas Instituições de ensino, sendo que uma delas está com o processo de implementação do ensino mais avançado, pode-se observar ainda que os alunos dessa instituição tiveram uma melhor assimilação e acertos em relação aos conceitos e práticas BIM, mostrando a importância do ensino ainda na graduação.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentENG - DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA MATERIAIS E DA CONSTRUÇÃO CIVILpt_BR
dc.publisher.programCurso de Especialização em Produção e Gestão do Ambiente Construídopt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectBIMpt_BR
dc.subjectEnsino de BIMpt_BR
dc.subject.otherConstrução civilpt_BR
dc.subject.otherModelagem de informação da construçãopt_BR
dc.subject.otherModelagem de informação da construção - Estudo e ensinopt_BR
dc.titleEnsino-aprendizagem de BIM no meio acadêmico de Belo Horizontept_BR
dc.typeMonografia (especialização)pt_BR
Appears in Collections:Especialização em Produção e Gestão do Ambiente Construído

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Monografia - Ensino de BIM - Final.pdf1.4 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.