Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/1843/42409
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Danielle Meireles de Oliveira | pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/7922082856762693 | pt_BR |
dc.creator | Jonathan Henrique dos Santos | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/3350367438286011 | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2022-06-09T19:41:27Z | - |
dc.date.available | 2022-06-09T19:41:27Z | - |
dc.date.issued | 2018-03-27 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/1843/42409 | - |
dc.description.resumo | A Indústria da Arquitetura, Engenharia e Construção está passando por mudanças na forma em que um empreendimento é pensado, planejado, projetado, construído e administrado durante a fase de uso. Dentre outros fatores, essas mudanças são provenientes da utilização do BIM que possibilita a modelagem de todas as informações ao longo do ciclo de vida dos empreendimentos permitindo assim simulações, extrações de quantitativos e custos, verificação de interferências e parâmetros desejados dentre outros benefícios que possibilitam grandes avanços para essa Indústria. Embora esses benefícios já estejam sendo evidenciados no mundo com a utilização do BIM, no cenário nacional foram poucas empresas que efetivamente utilizaram esse novo conceito devido a diversos obstáculos, um deles sendo a falta de profissionais qualificados no mercado, que está diretamente ligado ao ensino e aprendizagem do BIM no meio acadêmico. Esta pesquisa tem por objetivo identificar como se encontra o ensino de BIM no meio acadêmico de Belo Horizonte abordando o conhecimento do tema por parte dos alunos e professores, técnicas de ensino, dificuldades de implementação, perspectivas de ensino, interesse dos alunos em aprenderem sobre BIM, dentre outras questões. Para tanto, recorreu-se à pesquisa quantitativa de natureza exploratória por tratar-se de área de pouco conhecimento acumulado, foram elaborados e aplicados questionários para os discentes e docentes do curso de engenharia civil de duas Instituições de Ensino de Belo Horizonte. Através da análise dos resultados pode-se observar que o ensino de BIM ainda se encontra em fases iniciais nas duas Instituições de ensino, sendo que uma delas está com o processo de implementação do ensino mais avançado, pode-se observar ainda que os alunos dessa instituição tiveram uma melhor assimilação e acertos em relação aos conceitos e práticas BIM, mostrando a importância do ensino ainda na graduação. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Minas Gerais | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | ENG - DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA MATERIAIS E DA CONSTRUÇÃO CIVIL | pt_BR |
dc.publisher.program | Curso de Especialização em Produção e Gestão do Ambiente Construído | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFMG | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | BIM | pt_BR |
dc.subject | Ensino de BIM | pt_BR |
dc.subject.other | Construção civil | pt_BR |
dc.subject.other | Modelagem de informação da construção | pt_BR |
dc.subject.other | Modelagem de informação da construção - Estudo e ensino | pt_BR |
dc.title | Ensino-aprendizagem de BIM no meio acadêmico de Belo Horizonte | pt_BR |
dc.type | Monografia (especialização) | pt_BR |
Appears in Collections: | Especialização em Produção e Gestão do Ambiente Construído |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Monografia - Ensino de BIM - Final.pdf | 1.4 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.