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Tipo: Dissertação
Título: Convívio familiar e institucionalização : vivência de jovens em um acolhimento em repúblicas
Título(s) alternativo(s): Family living and institutionalization : Youth experience in a reception in republics
Autor(es): Marco Aurélio Saraiva Carvalho
primer Tutor: Laura Cristina Eiras Coelho Soares
primer miembro del tribunal : Lisandra Espíndula Moreira
Segundo miembro del tribunal: Juliane Dominoni Gomes de Oliveira
Tercer miembro del tribunal: Jessé Guimarães da Silva
Resumen: O presente trabalho aborda o tema da Juventude acolhida em Repúblicas, política endereçada aos jovens de 18 a 21 anos egressos do acolhimento institucional. No levantamento sobre produções da Psicologia foi encontrada escassez de material e, portanto, a discussão foi realizada a partir de uma busca não sistematizada a respeito de assuntos que perpassam as práticas de proteção integral endereçadas à juventude. Para tal, refletimos sobre a complexidade do conceito de juventude e a centralidade do direito à convivência familiar para nos questionarmos como as práticas de proteção são endereçadas a essa juventude, tendo como horizonte o prolongamento da pandemia e considerando os atravessamentos de raça e classe. Por fim, o trabalho aponta para a necessidade de produções na temática, de forma a fundamentar o fazer ético da psicologia e a promoção de práticas construídas em conjunto com essa população, como uma das formas de enfrentamento das desigualdades racial e social.
Abstract: The present work is about the theme of Youth who lived in Republics, a policy addressed to young people aged 18 to 21 years old who have come from institutional care. In the survey on Psychology productions, a shortage of material was found. Therefore, the discussion was carried out based on a non-systematic search for regarding issues that pervade the integral protection practices addressed to youth. We go through the complexity of the concept of youth and the centrality of the right to family life in order to question how protection practices are addressed to this youth, with the horizon of the prolongation of the pandemic and considering the crossing of race and class. Finally, the work points to the need for productions about the theme in order to support the ethical practice of psychology and to promote practices built in conjunction with this population, as one of the ways of facing racial and social inequalities.
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Institución: UFMG
Departamento: FAF - DEPARTAMENTO DE PSICOLOGIA
Curso: Programa de Pós-Graduação em Psicologia
Tipo de acceso: Acesso Restrito
URI: http://hdl.handle.net/1843/42486
Fecha del documento: 12-ago-2021
Término del Embargo: 12-ago-2022
Aparece en las colecciones:Dissertações de Mestrado

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