Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/1843/42519
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.creator | Geovana Kelly Lino da Silva | pt_BR |
dc.creator | Maria Carolina da Silva Caldeira | pt_BR |
dc.creator | Seme Gebara Neto | pt_BR |
dc.creator | Tânia Aretuza Ambrizi Gebara | pt_BR |
dc.creator | Vivian Stephany Silva Andrade Santos | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2022-06-14T20:16:08Z | - |
dc.date.available | 2022-06-14T20:16:08Z | - |
dc.date.issued | 2018 | - |
dc.citation.issue | 6 | pt_BR |
dc.citation.spage | 220 | pt_BR |
dc.citation.epage | 230 | pt_BR |
dc.identifier.isbn | 9788567869339 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/1843/42519 | - |
dc.description.resumo | O presente artigo trata de um relato de experiência desenvolvido a partir do Grupo de Trabalho Diferenciado (GTD) que acontece semanalmente como uma das ações do Projeto de Extensão “Descobridores da Matemática – Problemas de Olimpíadas de Matemática para Crianças” com estudantes cuja faixa etária compreende 8 e 9 anos, e que cursam o 3º ano do ensino fundamental. O projeto é fruto de uma parceria entre o Centro Pedagógico da Escola de Educação Básica e Profissional da UFMG e o Instituto de Ciências Exatas – Departamento de Matemática e tem como objetivo geral o desenvolvimento de um trabalho contínuo de maneira a construir um banco de problemas e sistematizar as reflexões sobre as estratégias utilizadas pelas crianças para resolução de problemas. Este relato abordará reflexões sobre as representações gráficas construídas por crianças pequenas dos anos iniciais para sistematizar o raciocínio lógico matemático no processo de resolução de problemas. Trata-se de um primeiro contato com desafios e problemas olímpicos no campo da matemática que visam aprimorar a comunicação em métodos de resolução desde a mais tenra idade, e foi observado que as crianças compreendem a importância do registro e o fazem com qualidade crescente. | pt_BR |
dc.format.mimetype | pt_BR | |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Minas Gerais | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | CP - CENTRO PEDAGOGICO - 1o.GRAU | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFMG | pt_BR |
dc.relation.ispartof | Feira Brasileira de Colégios de Aplicação e Escolas Técnicas | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Estratégias metodológicas | pt_BR |
dc.subject | Resolução de problemas | pt_BR |
dc.subject.other | Matemática - Estudo e ensino | pt_BR |
dc.subject.other | Prática de ensino | pt_BR |
dc.subject.other | Ensino fundamental | pt_BR |
dc.title | Representação gráfica do raciocínio matemático nos anos iniciais | pt_BR |
dc.type | Artigo de Evento | pt_BR |
dc.url.externa | https://150.164.250.79/museu/producoes-e-publicacoes/anais-febrat/ | pt_BR |
dc.identifier.orcid | https://orcid.org/ 0000-0002-4646-3460 | pt_BR |
dc.identifier.orcid | https://orcid.org/ 0000-0003-0668-1989 | pt_BR |
Appears in Collections: | Artigo de Evento |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Representação gráfica do raciocínio matemático nos anos iniciais.pdf | 211.8 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.