Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/42519
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorGeovana Kelly Lino da Silvapt_BR
dc.creatorMaria Carolina da Silva Caldeirapt_BR
dc.creatorSeme Gebara Netopt_BR
dc.creatorTânia Aretuza Ambrizi Gebarapt_BR
dc.creatorVivian Stephany Silva Andrade Santospt_BR
dc.date.accessioned2022-06-14T20:16:08Z-
dc.date.available2022-06-14T20:16:08Z-
dc.date.issued2018-
dc.citation.issue6pt_BR
dc.citation.spage220pt_BR
dc.citation.epage230pt_BR
dc.identifier.isbn9788567869339pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/42519-
dc.description.resumoO presente artigo trata de um relato de experiência desenvolvido a partir do Grupo de Trabalho Diferenciado (GTD) que acontece semanalmente como uma das ações do Projeto de Extensão “Descobridores da Matemática – Problemas de Olimpíadas de Matemática para Crianças” com estudantes cuja faixa etária compreende 8 e 9 anos, e que cursam o 3º ano do ensino fundamental. O projeto é fruto de uma parceria entre o Centro Pedagógico da Escola de Educação Básica e Profissional da UFMG e o Instituto de Ciências Exatas – Departamento de Matemática e tem como objetivo geral o desenvolvimento de um trabalho contínuo de maneira a construir um banco de problemas e sistematizar as reflexões sobre as estratégias utilizadas pelas crianças para resolução de problemas. Este relato abordará reflexões sobre as representações gráficas construídas por crianças pequenas dos anos iniciais para sistematizar o raciocínio lógico matemático no processo de resolução de problemas. Trata-se de um primeiro contato com desafios e problemas olímpicos no campo da matemática que visam aprimorar a comunicação em métodos de resolução desde a mais tenra idade, e foi observado que as crianças compreendem a importância do registro e o fazem com qualidade crescente.pt_BR
dc.format.mimetypepdfpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCP - CENTRO PEDAGOGICO - 1o.GRAUpt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.relation.ispartofFeira Brasileira de Colégios de Aplicação e Escolas Técnicaspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEstratégias metodológicaspt_BR
dc.subjectResolução de problemaspt_BR
dc.subject.otherMatemática - Estudo e ensinopt_BR
dc.subject.otherPrática de ensinopt_BR
dc.subject.otherEnsino fundamentalpt_BR
dc.titleRepresentação gráfica do raciocínio matemático nos anos iniciaispt_BR
dc.typeArtigo de Eventopt_BR
dc.url.externahttps://150.164.250.79/museu/producoes-e-publicacoes/anais-febrat/pt_BR
dc.identifier.orcidhttps://orcid.org/ 0000-0002-4646-3460pt_BR
dc.identifier.orcidhttps://orcid.org/ 0000-0003-0668-1989pt_BR
Appears in Collections:Artigo de Evento

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Representação gráfica do raciocínio matemático nos anos iniciais.pdf211.8 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.