Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/42532
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorPatricia Aparecida Abreu Moreirapt_BR
dc.creatorPaula Cristina de Moura Fernandespt_BR
dc.creatorMirian Novaes Machadopt_BR
dc.creatorDeise Luiza da Silva Ferrazpt_BR
dc.date.accessioned2022-06-15T15:30:28Z-
dc.date.available2022-06-15T15:30:28Z-
dc.date.issued2016-05-
dc.citation.issue9pt_BR
dc.identifier.issn2177-2371pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/42532-
dc.description.resumoNesse artigo, nos interessamos no modo de influenciar o comportamento dos trabalhadores, como produto de uma gestão do trabalho que se vincula a dispositivos operacionais que são ideológicos na medida em direcionam tanto o pensamento quanto a ação para os objetivos da classe dominante, na qual suas ideias prevaleçam e sirvam de referência para a vida de todos, dominantes e dominados. Para os últimos, além da referência, é uma forma de dominação para a manutenção do status quo (MARX; ENGELS, 2007). Realizamos a análise do conteúdo de um documento elaborado por uma grande empresa, direcionada aos gestores, utilizando como subsídio os modos de operação da ideologia formulados por Thompson (1995) e também dos conceitos sobre Discurso Competente de Chauí (2012 e 2014). Na revisão da teoria, tratamos do tema ideologia de acordo com Marx e Engels (2007) Chauí (2012), Lukács (2013), Thompson (1995) e Pagès (1993), abordamos o conceito de ideologia da competência de Chauí (2014) e liderança, de acordo com Faria e Meneghetti (2011), Faria (2013) e Gaulejac (2014). A análise nos permitiu verificar o discurso ideológico presente no documento, focado em competências técnicas e relacionais, manifestando-se como contraditório e lacunar, apresentando um modelo do líder ideal, criando um mito do gestor herói, que aprisiona o líder concreto, em uma realidade imaginária que o envolve no ciclo incessante de superação de limites. Utilizando-se de figuras de linguagem, seduz o leitor a querer ser o que a empresa precisa e, assim, maximiza a exploração do capital à qual está submetido.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFCE - DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS ADMINISTRATIVASpt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.relation.ispartofEncontro de Estudos Organizacionais da ANPAD - EnEOpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectIdeologiapt_BR
dc.subjectLiderançapt_BR
dc.subjectRelações de trabalhopt_BR
dc.subject.otherLiderançapt_BR
dc.subject.otherRelações trabalhistaspt_BR
dc.titleO mito do gestor herói: construção ideológica do líderpt_BR
dc.title.alternative?o mito do gestor herói?: construção ideológica do líderpt_BR
dc.typeArtigo de Eventopt_BR
dc.url.externahttp://www.anpad.org.br/abrir_pdf.php?e=MjA4MDY=pt_BR
Appears in Collections:Artigo de Evento

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
mito do gestor.pdf233.13 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.