Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/42606
Tipo: Artigo de Evento
Título: Resolução de problemas matemáticos: estratégias elaboradas por crianças dos anos iniciais do ensino fundamental
Autor(es): Geovana Kelly da Silva
Millene Vilela Rocha
Tania Aretuza Ambrizi Gebara
Resumo: O presente artigo apresenta um relato de experiência referente ao Projeto Problemas de Olimpíadas de Matemática para Crianças desenvolvido pelo Departamento de Matemática do Instituto de Ciências Exatas da Universidade Federal de Minas Gerais em parceria com o Centro Pedagógico Colégio de aplicação da Universidade Federal de Minas Gerais. O objetivo do projeto é construir um banco de desafios e problemas, além de sistematizar reflexões sobre as estratégias utilizadas pelas crianças para resolução destes problemas. Este relato aborda reflexões sobre como crianças do 3° ano do ensino fundamental, cuja faixa etária compreende de 08 a 09 anos, resolvem problemas e desafios matemáticos. Trata-se de um primeiro contato com desafios e problemas olímpicos no campo da matemática, que visam aprimorar a comunicação, o registro e formulação de soluções desde a mais tenra idade, demonstrando assim a importância de desafios e atividades que não visem apenas a repetição de algoritmos.
Assunto: Educação básica
Ensino fundamental
Matemática
Matemática - Estudo e ensino
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Departamento: CP - CENTRO PEDAGOGICO - 1o.GRAU
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/42606
Data do documento: Jul-2019
metadata.dc.url.externa: https://www.sbemmatogrosso.com.br/xiiienem/anais.php
metadata.dc.relation.ispartof: Encontro Nacional de Educação Matemática
Aparece nas coleções:Artigo de Evento



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.