Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/42606
Type: Artigo de Evento
Title: Resolução de problemas matemáticos: estratégias elaboradas por crianças dos anos iniciais do ensino fundamental
Authors: Geovana Kelly da Silva
Millene Vilela Rocha
Tania Aretuza Ambrizi Gebara
Abstract: O presente artigo apresenta um relato de experiência referente ao Projeto Problemas de Olimpíadas de Matemática para Crianças desenvolvido pelo Departamento de Matemática do Instituto de Ciências Exatas da Universidade Federal de Minas Gerais em parceria com o Centro Pedagógico Colégio de aplicação da Universidade Federal de Minas Gerais. O objetivo do projeto é construir um banco de desafios e problemas, além de sistematizar reflexões sobre as estratégias utilizadas pelas crianças para resolução destes problemas. Este relato aborda reflexões sobre como crianças do 3° ano do ensino fundamental, cuja faixa etária compreende de 08 a 09 anos, resolvem problemas e desafios matemáticos. Trata-se de um primeiro contato com desafios e problemas olímpicos no campo da matemática, que visam aprimorar a comunicação, o registro e formulação de soluções desde a mais tenra idade, demonstrando assim a importância de desafios e atividades que não visem apenas a repetição de algoritmos.
Subject: Educação básica
Ensino fundamental
Matemática
Matemática - Estudo e ensino
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: CP - CENTRO PEDAGOGICO - 1o.GRAU
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/42606
Issue Date: Jul-2019
metadata.dc.url.externa: https://www.sbemmatogrosso.com.br/xiiienem/anais.php
metadata.dc.relation.ispartof: Encontro Nacional de Educação Matemática
Appears in Collections:Artigo de Evento



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.