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http://hdl.handle.net/1843/42607
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.creator | Ademilson de Sousa Soares | pt_BR |
dc.creator | Elândia Dos Santos | pt_BR |
dc.creator | Tânia Aretuza Ambrizi Gebara | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2022-06-23T00:16:04Z | - |
dc.date.available | 2022-06-23T00:16:04Z | - |
dc.date.issued | 2019 | - |
dc.citation.issue | 6 | pt_BR |
dc.identifier.issn | 2358-8829 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/1843/42607 | - |
dc.description.resumo | Este trabalho refere-se a uma pesquisa de mestrado em andamento, pertencente ao Programa de Pós-graduação Conhecimento e Inclusão Social em Educação da UFMG, linha de pesquisa Infância e Educação Infantil. Pretende-se compreender como as crianças de 3 e 4 anos de idade (re) significam o corpo e o cabelo negro nas interações que estabelecem em uma Instituição de Educação Infantil de Belo Horizonte – MG. Ao refletir sobre a infância e as relações raciais, focaliza-se diferentes aspectos, tais como: o desenvolvimento das crianças, as interações e o Cuidar/Educar, como processos basilares deste recorte etário em que o cabelo e o corpo se situam como elementos fundamentais para o fortalecimento identitário dos sujeitos. A metodologia utilizada é de cunho qualitativo, estruturada pela escolha do campo a ser investigado e aproximação com o mesmo, foram utilizados instrumentos como a observação participante, diário de campo e filmagens. Buscou-se dialogar com autores que tematizam e aprofundam as discussões no campo das Infâncias e Educação Infantil, Relações Étnico-Raciais e Interações tais como: Campos (2009), Kramer (2015), Cerizara (1999). Silva (2016); Gouveia e Sarmento (2008); Rosemberg (2012), Gomes (2002); Cashmore (2000); Zanten (2008), dentre outros. É possível tecer alguns apontamentos preliminares, dentre eles destacam-se: as relações estabelecidas pelas crianças e sua estética, cabelos e corpos, assim como as experiências que vivenciam com seus pares. Espera-se contribuir com os campos da Educação Infantil e das Relações Raciais. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Minas Gerais | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | CP - CENTRO PEDAGOGICO - 1o.GRAU | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFMG | pt_BR |
dc.relation.ispartof | Congresso Nacional de Educação | pt_BR |
dc.rights | Acesso Restrito | pt_BR |
dc.subject | Infâncias | pt_BR |
dc.subject | Criança | pt_BR |
dc.subject | Relações étnico-raciais | pt_BR |
dc.subject.other | Educação infantil | pt_BR |
dc.subject.other | Relações raciais | pt_BR |
dc.subject.other | Racismo | pt_BR |
dc.title | Corpo e cabelo negro: apontamentos preliminares sobre as (re) significações elaboradas por crianças de 3 e 4 anos de idade | pt_BR |
dc.type | Artigo de Evento | pt_BR |
dc.url.externa | https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/59723 | pt_BR |
dc.identifier.orcid | https://orcid.org/ 0000-0002-4056-1203 | pt_BR |
dc.identifier.orcid | https://orcid.org/ 0000-0002-4646-3460 | pt_BR |
Appears in Collections: | Artigo de Evento |
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