Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/42607
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorAdemilson de Sousa Soarespt_BR
dc.creatorElândia Dos Santospt_BR
dc.creatorTânia Aretuza Ambrizi Gebarapt_BR
dc.date.accessioned2022-06-23T00:16:04Z-
dc.date.available2022-06-23T00:16:04Z-
dc.date.issued2019-
dc.citation.issue6pt_BR
dc.identifier.issn2358-8829pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/42607-
dc.description.resumoEste trabalho refere-se a uma pesquisa de mestrado em andamento, pertencente ao Programa de Pós-graduação Conhecimento e Inclusão Social em Educação da UFMG, linha de pesquisa Infância e Educação Infantil. Pretende-se compreender como as crianças de 3 e 4 anos de idade (re) significam o corpo e o cabelo negro nas interações que estabelecem em uma Instituição de Educação Infantil de Belo Horizonte – MG. Ao refletir sobre a infância e as relações raciais, focaliza-se diferentes aspectos, tais como: o desenvolvimento das crianças, as interações e o Cuidar/Educar, como processos basilares deste recorte etário em que o cabelo e o corpo se situam como elementos fundamentais para o fortalecimento identitário dos sujeitos. A metodologia utilizada é de cunho qualitativo, estruturada pela escolha do campo a ser investigado e aproximação com o mesmo, foram utilizados instrumentos como a observação participante, diário de campo e filmagens. Buscou-se dialogar com autores que tematizam e aprofundam as discussões no campo das Infâncias e Educação Infantil, Relações Étnico-Raciais e Interações tais como: Campos (2009), Kramer (2015), Cerizara (1999). Silva (2016); Gouveia e Sarmento (2008); Rosemberg (2012), Gomes (2002); Cashmore (2000); Zanten (2008), dentre outros. É possível tecer alguns apontamentos preliminares, dentre eles destacam-se: as relações estabelecidas pelas crianças e sua estética, cabelos e corpos, assim como as experiências que vivenciam com seus pares. Espera-se contribuir com os campos da Educação Infantil e das Relações Raciais.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCP - CENTRO PEDAGOGICO - 1o.GRAUpt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.relation.ispartofCongresso Nacional de Educaçãopt_BR
dc.rightsAcesso Restritopt_BR
dc.subjectInfânciaspt_BR
dc.subjectCriançapt_BR
dc.subjectRelações étnico-raciaispt_BR
dc.subject.otherEducação infantilpt_BR
dc.subject.otherRelações raciaispt_BR
dc.subject.otherRacismopt_BR
dc.titleCorpo e cabelo negro: apontamentos preliminares sobre as (re) significações elaboradas por crianças de 3 e 4 anos de idadept_BR
dc.typeArtigo de Eventopt_BR
dc.url.externahttps://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/59723pt_BR
dc.identifier.orcidhttps://orcid.org/ 0000-0002-4056-1203pt_BR
dc.identifier.orcidhttps://orcid.org/ 0000-0002-4646-3460pt_BR
Appears in Collections:Artigo de Evento

Files in This Item:
There are no files associated with this item.


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.