Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/42638
Tipo: Artigo de Evento
Título: As metáforas como possibilidades de leituras de mundo no ensino de geografia para a Educação de Jovens e Adultos
Autor(es): Luciana Dias Gontijo Soares
Adriana Angélica Ferreira
Resumo: Este relato se baseia em uma experiência vivenciada durante participação no Projeto de Ensino Fundamental de Jovens e Adultos - segundo segmento, da Universidade Federal de Minas Gerais (PROEF-2). Tal projeto, existente na universidade há mais de 30 anos, se caracteriza tanto por ser uma atividade de extensão, quanto por se tratar da formação de professores, uma vez que atende o chamado “público externo” e inclui os graduandos dos cursos de licenciatura. Iremos abordar o processo de desenvolvimento e aplicação de uma sequência de ensino-aprendizagem que envolve o diálogo da geografia com o campo disciplinar da língua portuguesa. A ideia que norteou a formulação desta foi a utilização das metáforas como possibilidades de leituras de mundo. Nosso objetivo, além da valorização da aborgagem interdisciplinar, era o de ampliar o vocabulário dos educandos da EJA bem como estimular e valorizar a capacidade criativa de estudantes adultos. Reiteramos que a concepção freiriana de educação como prática libertádora permeou todo o processo, embora esta discussão teórica não apareça de maneira explícita no texto.
Assunto: Professores de educação de jovens e adultos
Geografia - Estudo e ensino
Ensino fundamental
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Departamento: CP - CENTRO PEDAGOGICO - 1o.GRAU
Tipo de Acesso: Acesso Restrito
URI: http://hdl.handle.net/1843/42638
Data do documento: Jul-2019
metadata.dc.url.externa: https://www.agb.org.br/wp-content/uploads/2020/04/Anais_Fala_2019.pdf
metadata.dc.relation.ispartof: Encontro Nacional de Ensino de Geografia – Fala Professor (a)!
Aparece nas coleções:Artigo de Evento

Arquivos associados a este item:
Não existem arquivos associados a este item.


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.