Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/42638
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorLuciana Dias Gontijo Soarespt_BR
dc.creatorAdriana Angélica Ferreirapt_BR
dc.date.accessioned2022-06-23T21:55:52Z-
dc.date.available2022-06-23T21:55:52Z-
dc.date.issued2019-07-
dc.citation.issue9pt_BR
dc.citation.spage586pt_BR
dc.citation.epage591pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/42638-
dc.description.resumoEste relato se baseia em uma experiência vivenciada durante participação no Projeto de Ensino Fundamental de Jovens e Adultos - segundo segmento, da Universidade Federal de Minas Gerais (PROEF-2). Tal projeto, existente na universidade há mais de 30 anos, se caracteriza tanto por ser uma atividade de extensão, quanto por se tratar da formação de professores, uma vez que atende o chamado “público externo” e inclui os graduandos dos cursos de licenciatura. Iremos abordar o processo de desenvolvimento e aplicação de uma sequência de ensino-aprendizagem que envolve o diálogo da geografia com o campo disciplinar da língua portuguesa. A ideia que norteou a formulação desta foi a utilização das metáforas como possibilidades de leituras de mundo. Nosso objetivo, além da valorização da aborgagem interdisciplinar, era o de ampliar o vocabulário dos educandos da EJA bem como estimular e valorizar a capacidade criativa de estudantes adultos. Reiteramos que a concepção freiriana de educação como prática libertádora permeou todo o processo, embora esta discussão teórica não apareça de maneira explícita no texto.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCP - CENTRO PEDAGOGICO - 1o.GRAUpt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.relation.ispartofEncontro Nacional de Ensino de Geografia – Fala Professor (a)!pt_BR
dc.rightsAcesso Restritopt_BR
dc.subjectEducação de Jovens e Adultospt_BR
dc.subjectInterdisciplinaridadept_BR
dc.subjectSequência didáticapt_BR
dc.subject.otherProfessores de educação de jovens e adultospt_BR
dc.subject.otherGeografia - Estudo e ensinopt_BR
dc.subject.otherEnsino fundamentalpt_BR
dc.titleAs metáforas como possibilidades de leituras de mundo no ensino de geografia para a Educação de Jovens e Adultospt_BR
dc.typeArtigo de Eventopt_BR
dc.url.externahttps://www.agb.org.br/wp-content/uploads/2020/04/Anais_Fala_2019.pdfpt_BR
dc.identifier.orcidhttps://orcid.org/ 0000-0002-7519-1791pt_BR
Appears in Collections:Artigo de Evento

Files in This Item:
There are no files associated with this item.


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.