Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/1843/42638
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.creator | Luciana Dias Gontijo Soares | pt_BR |
dc.creator | Adriana Angélica Ferreira | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2022-06-23T21:55:52Z | - |
dc.date.available | 2022-06-23T21:55:52Z | - |
dc.date.issued | 2019-07 | - |
dc.citation.issue | 9 | pt_BR |
dc.citation.spage | 586 | pt_BR |
dc.citation.epage | 591 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/1843/42638 | - |
dc.description.resumo | Este relato se baseia em uma experiência vivenciada durante participação no Projeto de Ensino Fundamental de Jovens e Adultos - segundo segmento, da Universidade Federal de Minas Gerais (PROEF-2). Tal projeto, existente na universidade há mais de 30 anos, se caracteriza tanto por ser uma atividade de extensão, quanto por se tratar da formação de professores, uma vez que atende o chamado “público externo” e inclui os graduandos dos cursos de licenciatura. Iremos abordar o processo de desenvolvimento e aplicação de uma sequência de ensino-aprendizagem que envolve o diálogo da geografia com o campo disciplinar da língua portuguesa. A ideia que norteou a formulação desta foi a utilização das metáforas como possibilidades de leituras de mundo. Nosso objetivo, além da valorização da aborgagem interdisciplinar, era o de ampliar o vocabulário dos educandos da EJA bem como estimular e valorizar a capacidade criativa de estudantes adultos. Reiteramos que a concepção freiriana de educação como prática libertádora permeou todo o processo, embora esta discussão teórica não apareça de maneira explícita no texto. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Minas Gerais | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | CP - CENTRO PEDAGOGICO - 1o.GRAU | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFMG | pt_BR |
dc.relation.ispartof | Encontro Nacional de Ensino de Geografia – Fala Professor (a)! | pt_BR |
dc.rights | Acesso Restrito | pt_BR |
dc.subject | Educação de Jovens e Adultos | pt_BR |
dc.subject | Interdisciplinaridade | pt_BR |
dc.subject | Sequência didática | pt_BR |
dc.subject.other | Professores de educação de jovens e adultos | pt_BR |
dc.subject.other | Geografia - Estudo e ensino | pt_BR |
dc.subject.other | Ensino fundamental | pt_BR |
dc.title | As metáforas como possibilidades de leituras de mundo no ensino de geografia para a Educação de Jovens e Adultos | pt_BR |
dc.type | Artigo de Evento | pt_BR |
dc.url.externa | https://www.agb.org.br/wp-content/uploads/2020/04/Anais_Fala_2019.pdf | pt_BR |
dc.identifier.orcid | https://orcid.org/ 0000-0002-7519-1791 | pt_BR |
Appears in Collections: | Artigo de Evento |
Files in This Item:
There are no files associated with this item.
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.