Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/42718
Tipo: Artigo de Periódico
Título: Câmara Mirim de Belo Horizonte: estudantes egressos e suas percepções sobre a experiência em um projeto de formação política e cidadã (2008-2015)
Título(s) alternativo(s): Camara Mirim of Belo Horizonte: egress students and their perceptions on an experience in a policy and citizenship training project (2008-2015)
Autor(es): Alessandra Soares Santos
Araci Rodrigues Coelho
Santer Alvares de Matos
Resumo: O Câmara Mirim é um projeto de educação para a cidadania por meio da formação polí¬tica e do debate sobre temas de diversas ordens, coordenado pela Escola do Legislativo da Câmara Municipal de Belo Horizonte. O presente trabalho buscou compreender os impactos que o Câmara Mirim teve sobre a percepção da vida polí¬tica dos vereadores mirins egressos, que são adolescentes de 12 a 15 anos de idade, estudantes dos últimos anos do Ensino Fundamental. Um questionário estruturado foi elaborado, constituindo-se como o principal instrumento metodológico. Os vereadores mirins egressos foram convidados a participarem da pesquisa e, após a análise dos dados, constatou-se que o Câmara Mirim é um projeto de educação para a cidadania com resultados efetivos e relevantes para aqueles que diretamente dele participaram. Ao final desse trabalho são apresentadas as considerações finais e os desdobramentos da pesquisa.
Abstract: The Camara Mirim is a citizenship education project through political formation and debate at aboutthemes of various orders, coordinated by the Legislative School of the City Hall of Belo Horizonte. The present work sought to understand the impacts that the Camara Mirim had on the perception of the political life of the junior councilors. A structured questionnaire was developed, constituting itself as the main methodological instrument. The former junior councilors were invited to participate in the survey and, after analyzing the data, we verified that the Camara Mirim is a citizenship education project with effective and relevant results for those who directly participated in it. At the end of this work the considerations and unfolding of this research are presented.
Assunto: Ensino fundamental
Educação - Aspectos políticos
Cidadania
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Departamento: CP - CENTRO PEDAGOGICO - 1o.GRAU
Tipo de Acesso: Acesso Restrito
Identificador DOI: https://doi.org/10.51206/e-legis.v11i25.337
URI: http://hdl.handle.net/1843/42718
Data do documento: 23-Abr-2018
metadata.dc.url.externa: https://e-legis.camara.leg.br/cefor/index.php/e-legis/article/view/337/460
metadata.dc.relation.ispartof: E - Legis: Revista Eletrônica do Programa de Pós-Graduação da Câmara dos Deputados
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