Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/42718
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dc.creatorAlessandra Soares Santospt_BR
dc.creatorAraci Rodrigues Coelhopt_BR
dc.creatorSanter Alvares de Matospt_BR
dc.date.accessioned2022-06-27T19:24:46Z-
dc.date.available2022-06-27T19:24:46Z-
dc.date.issued2018-04-23-
dc.citation.volume11pt_BR
dc.citation.issue25pt_BR
dc.citation.spage92pt_BR
dc.citation.epage109pt_BR
dc.identifier.doihttps://doi.org/10.51206/e-legis.v11i25.337pt_BR
dc.identifier.issn2175-0688pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/42718-
dc.description.abstractThe Camara Mirim is a citizenship education project through political formation and debate at aboutthemes of various orders, coordinated by the Legislative School of the City Hall of Belo Horizonte. The present work sought to understand the impacts that the Camara Mirim had on the perception of the political life of the junior councilors. A structured questionnaire was developed, constituting itself as the main methodological instrument. The former junior councilors were invited to participate in the survey and, after analyzing the data, we verified that the Camara Mirim is a citizenship education project with effective and relevant results for those who directly participated in it. At the end of this work the considerations and unfolding of this research are presented.pt_BR
dc.description.resumoO Câmara Mirim é um projeto de educação para a cidadania por meio da formação polí¬tica e do debate sobre temas de diversas ordens, coordenado pela Escola do Legislativo da Câmara Municipal de Belo Horizonte. O presente trabalho buscou compreender os impactos que o Câmara Mirim teve sobre a percepção da vida polí¬tica dos vereadores mirins egressos, que são adolescentes de 12 a 15 anos de idade, estudantes dos últimos anos do Ensino Fundamental. Um questionário estruturado foi elaborado, constituindo-se como o principal instrumento metodológico. Os vereadores mirins egressos foram convidados a participarem da pesquisa e, após a análise dos dados, constatou-se que o Câmara Mirim é um projeto de educação para a cidadania com resultados efetivos e relevantes para aqueles que diretamente dele participaram. Ao final desse trabalho são apresentadas as considerações finais e os desdobramentos da pesquisa.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCP - CENTRO PEDAGOGICO - 1o.GRAUpt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.relation.ispartofE - Legis: Revista Eletrônica do Programa de Pós-Graduação da Câmara dos Deputadospt_BR
dc.rightsAcesso Restritopt_BR
dc.subjectEducação política e cidadãpt_BR
dc.subjectEducação Cívicapt_BR
dc.subjectLetramento políticopt_BR
dc.subject.otherEnsino fundamentalpt_BR
dc.subject.otherEducação - Aspectos políticospt_BR
dc.subject.otherCidadaniapt_BR
dc.titleCâmara Mirim de Belo Horizonte: estudantes egressos e suas percepções sobre a experiência em um projeto de formação política e cidadã (2008-2015)pt_BR
dc.title.alternativeCamara Mirim of Belo Horizonte: egress students and their perceptions on an experience in a policy and citizenship training project (2008-2015)pt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.url.externahttps://e-legis.camara.leg.br/cefor/index.php/e-legis/article/view/337/460pt_BR
dc.identifier.orcidhttps://orcid.org/ 0000-0003-0257-5492pt_BR
dc.identifier.orcidhttps://orcid.org/ 0000-0002-7890-8655pt_BR
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