Use este identificador para citar o ir al link de este elemento: http://hdl.handle.net/1843/42811
Tipo: Monografia (especialização)
Título: Integração em compras no mercado globalizado e o alcance do objetivo competitividade: estudo de caso de uma joint venture no setor automobilístico
Autor(es): Mayara Teixeira de Mancilha
primer Tutor: Marco Antônio Machado
primer miembro del tribunal : Ricardo Teixeira Veiga
Resumen: Este trabalho se propõe a discutir o posicionamento e estratégias adotadas pelas organizações, em mercados globalizados, de modo a alcançar maior competitividade em seus produtos e manter sua sustentabilidade no sistema. Uma das estratégias utilizadas é a fusão com outras organizações, nas chamadas joint ventures. Neste trabalho, será dado enfoque nos processos de compras globais, dentro destas alianças. Será feita uma análise da integração no setor (compras), e até que ponto conseguem alcançar competitividade nas atividades conjuntas. O primeiro capítulo terá a abordagem teórica, com foco nas teorias de contingência e de estratégia; o segundo abordará o tema Integração e compras globais e o terceiro tratará do estudo de caso, de duas multinacionais do setor automobilístico, com uma abordagem mais prática do assunto. Será possível entender que, em muitos casos, a estratégia de compras conjuntas não é a mais adequada e eficiente para que se tenha menores custos e consequente competitividade.
Abstract: This paper aims to discuss the positioning and strategies adopted by organizations in globalized markets, in order to achieve better competitiveness in their products and maintain its sustainability in the system. One strategy is to merge with other organizations, in joint ventures. In this paper, the focus will be given in the processes of global purchasing, within these alliances. There will be an analysis of the integration in the sector (purchasing), and about the achievement of competitiveness in the joint activities. The first chapter has a theoretical approach, focusing on contingency theory and strategy theory; the second will address the theme Integration and Global Purchasing and the third will deal with the case study of two multinationals in the automotive sector, and, then, it will be possible to get a more practical approach of the subject. It will be possible to understand that, in many cases, the global / joint purchasing strategy is not the most appropriate and efficient manner to reach lower costs and competitiveness.
Asunto: Administração
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Institución: UFMG
Departamento: FACE - FACULDADE DE CIENCIAS ECONOMICAS
Curso: Curso de Especialização em Gestão Estratégica
Tipo de acceso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/42811
Fecha del documento: 27-ago-2013
Aparece en las colecciones:Especialização em Gestão Estratégica

archivos asociados a este elemento:
archivo Descripción TamañoFormato 
TCC Mayara - mesclado.pdf811.42 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los elementos en el repositorio están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, salvo cuando es indicado lo contrario.