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http://hdl.handle.net/1843/42976
Tipo: | Artigo de Evento |
Título: | Química do bem: uma proposta diferente para salvar o planeta |
Autor(es): | Emerson Antônio Junio Gonçalves Ana Cristina Ribeiro Vaz Gabriella de Souza Silva Marcella Heloiza Malheiros Sayd Maria Clara Vaz do Nascimento Sthephany Vitória Leonel de Castro |
Resumen: | Sabendo-se que o desmatamento de várias regiões do Brasil está prestes a atingir um determinado limite a partir do qual algumas regiões, como por exemplo, as das Florestas Tropicais podem passar por mudanças irreversíveis de degradação, diminuindo drasticamente a biodiversidade de nosso país e que o excesso global de utilização dos recursos naturais está se tornando cada vez mais evidentes em todo o mundo, um grupo de quatro estudantes do nono ano de escolarização, do Terceiro Ciclo de Formação Humana do Centro Pedagógico da Escola de Educação Básica e Profissional da Universidade Federal de Minas Gerais (CP/EBAP/UFMG) desenvolveu um projeto para sensibilizar a comunidade do Centro Pedagógico sobre a temática e propôs algumas ações sustentáveis para ajudar o planeta. O grupo de estudantes elaborou sua proposta durante os encontros da Disciplina Grupo de Trabalho Diferenciado (GTD) “Química dos Materiais: Trabalhando Para um Planeta Melhor”, sob a orientação do monitor do Programa Imersão Docente da Pró-Reitoria de Graduação da UFMG, Emerson Gonçalves, e supervisão da Professora Ana Cristina Ribeiro Vaz. Em pesquisa realizada em diversos sites, as estudantes descobriram que 1L de óleo de cozinha é capaz de contaminar 1 milhão de litros de água - equivalente ao que uma pessoa consumiria em 14 anos e que 86% dos brasileiros consideram a reciclagem de lixo como algo importante, mas somente 26% separam de maneira ecológica os resíduos (FREITAS, 2018). Dentre as ações realizadas até o presente momento, as estudantes fizeram a reciclagem de papéis descartados na escola – confecção de papel artesanal, e coletaram óleo de cozinha descartado do Restaurante Universitário da Universidade Federal de Minas Gerais (RU/UFMG) que utilizaram para fazer sabões que foram testados quanto a sua qualidade com indicador de pH preparado com repolho roxo plantado e cultivado no espaço da Horta da Escola Fundamental pela equipe de trabalho. |
Asunto: | Ensino fundamental Química Sustentabilidade |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Sigla da Institución: | UFMG |
Departamento: | CP - CENTRO PEDAGOGICO - 1o.GRAU |
Tipo de acceso: | Acesso Aberto |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/42976 |
Fecha del documento: | 2018 |
metadata.dc.url.externa: | https://150.164.250.79/museu/producoes-e-publicacoes/anais-febrat/ |
metadata.dc.relation.ispartof: | Feira Brasileira de Colégios de Aplicação e Escolas Técnicas |
Aparece en las colecciones: | Artigo de Evento |
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