Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/42976
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dc.creatorEmerson Antônio Junio Gonçalvespt_BR
dc.creatorAna Cristina Ribeiro Vazpt_BR
dc.creatorGabriella de Souza Silvapt_BR
dc.creatorMarcella Heloiza Malheiros Saydpt_BR
dc.creatorMaria Clara Vaz do Nascimentopt_BR
dc.creatorSthephany Vitória Leonel de Castropt_BR
dc.date.accessioned2022-07-06T19:21:48Z-
dc.date.available2022-07-06T19:21:48Z-
dc.date.issued2018-
dc.citation.issue6pt_BR
dc.citation.spage175pt_BR
dc.citation.epage194pt_BR
dc.identifier.isbn9788567869339pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/42976-
dc.description.resumoSabendo-se que o desmatamento de várias regiões do Brasil está prestes a atingir um determinado limite a partir do qual algumas regiões, como por exemplo, as das Florestas Tropicais podem passar por mudanças irreversíveis de degradação, diminuindo drasticamente a biodiversidade de nosso país e que o excesso global de utilização dos recursos naturais está se tornando cada vez mais evidentes em todo o mundo, um grupo de quatro estudantes do nono ano de escolarização, do Terceiro Ciclo de Formação Humana do Centro Pedagógico da Escola de Educação Básica e Profissional da Universidade Federal de Minas Gerais (CP/EBAP/UFMG) desenvolveu um projeto para sensibilizar a comunidade do Centro Pedagógico sobre a temática e propôs algumas ações sustentáveis para ajudar o planeta. O grupo de estudantes elaborou sua proposta durante os encontros da Disciplina Grupo de Trabalho Diferenciado (GTD) “Química dos Materiais: Trabalhando Para um Planeta Melhor”, sob a orientação do monitor do Programa Imersão Docente da Pró-Reitoria de Graduação da UFMG, Emerson Gonçalves, e supervisão da Professora Ana Cristina Ribeiro Vaz. Em pesquisa realizada em diversos sites, as estudantes descobriram que 1L de óleo de cozinha é capaz de contaminar 1 milhão de litros de água - equivalente ao que uma pessoa consumiria em 14 anos e que 86% dos brasileiros consideram a reciclagem de lixo como algo importante, mas somente 26% separam de maneira ecológica os resíduos (FREITAS, 2018). Dentre as ações realizadas até o presente momento, as estudantes fizeram a reciclagem de papéis descartados na escola – confecção de papel artesanal, e coletaram óleo de cozinha descartado do Restaurante Universitário da Universidade Federal de Minas Gerais (RU/UFMG) que utilizaram para fazer sabões que foram testados quanto a sua qualidade com indicador de pH preparado com repolho roxo plantado e cultivado no espaço da Horta da Escola Fundamental pela equipe de trabalho.pt_BR
dc.format.mimetypepdfpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCP - CENTRO PEDAGOGICO - 1o.GRAUpt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.relation.ispartofFeira Brasileira de Colégios de Aplicação e Escolas Técnicaspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectReciclagempt_BR
dc.subjectDesmatamentopt_BR
dc.subjectRecursos naturaispt_BR
dc.subject.otherEnsino fundamentalpt_BR
dc.subject.otherQuímicapt_BR
dc.subject.otherSustentabilidadept_BR
dc.titleQuímica do bem: uma proposta diferente para salvar o planetapt_BR
dc.typeArtigo de Eventopt_BR
dc.url.externahttps://150.164.250.79/museu/producoes-e-publicacoes/anais-febrat/pt_BR
dc.identifier.orcidhttps://orcid.org/ 0000-0003-2560-1091pt_BR
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