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dc.contributor.advisor1Graziella Lage Oliveirapt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6351531097754840pt_BR
dc.creatorTarla Alcione Costa Carlipt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2442785054731150pt_BR
dc.date.accessioned2022-07-08T11:09:26Z-
dc.date.available2022-07-08T11:09:26Z-
dc.date.issued2020-06-30-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/43058-
dc.description.resumoIntrodução: O estudante de medicina passa por inúmeras situações que podem gerar estresse e influenciar a sua percepção de Qualidade de Vida (QV), exigindo dele adaptação e mudançasa um novo estilo de vida. Identificar e compreender quais são estes fatores, é de fundamental importância para que medidas de prevenção e promoção da saúde possam ser tomadas. Objetivo:Avaliar a percepção de qualidade de vida de estudantes de medicina de uma universidade pública federal e verificar os fatores associados. Métodos:O presente trabalho utilizou dados do Inquérito epidemiológico“Condições de saúde e qualidade de vida de estudantes de medicina: estudo QualiMed”. Os dados utilizados nesta dissertação foram provenientes da primeira etapa do estudo transversal, relativos ao componente de avaliação da Qualidade de Vida (WHOQOL – Bref). Resultados:um total de 1470 estudantes de todos os períodos, participou do estudo, sendo 50,7% mulheres, de cor branca (62,2%), com idadeentre 17 e 22 anos e heterossexuais (79,9%). No geral, os estudantes se mostraram mais satisfeitos que insatisfeitos com sua QV, com médias variando de 60,64 no Domínio Psicológico a 68,14 no Domínio Meio Ambiente. A percepção de QV melhorou ao longo do curso, sendo pior no Ciclo Básico e melhor no Clínico, com diferença estatisticamente significativa para todos os Domínios. A maioria das variáveis se associou de forma negativa à QV, indicando que sua ausência diminui as chances de melhor percepção de QV. A não prática de atividade física regular e presença de depressão se associaram a todos os Domínios para uma pior percepção de QV. Conclusão: O aspecto psicológico e as Relações Sociais impactam negativamente a QV dos estudantes. O apoio psicológico, participação em grupos, atividades físicas e estímuloà resiliência poderiamatuar como estratégias de melhoria da QV saúde física e mental, principalmente nos primeiros anos do curso.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentMEDICINA - FACULDADE DE MEDICINApt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Promoção de Saúde e Prevenção da Violênciapt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/pt/*
dc.subjectQualidade de vidapt_BR
dc.subjectEstudantes de Medicinapt_BR
dc.subjectInquéritopt_BR
dc.subjectCurso Médicopt_BR
dc.subject.otherQualidade de Vidapt_BR
dc.subject.otherEstudantes de Medicinapt_BR
dc.subject.otherInquéritos e Questionáriospt_BR
dc.subject.otherFaculdades de Medicinapt_BR
dc.subject.otherCursospt_BR
dc.title“Qualidade de Vida de estudantes de medicina de uma universidade pública federal e fatores associados”pt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
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