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http://hdl.handle.net/1843/43058
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.contributor.advisor1 | Graziella Lage Oliveira | pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/6351531097754840 | pt_BR |
dc.creator | Tarla Alcione Costa Carli | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/2442785054731150 | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2022-07-08T11:09:26Z | - |
dc.date.available | 2022-07-08T11:09:26Z | - |
dc.date.issued | 2020-06-30 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/1843/43058 | - |
dc.description.resumo | Introdução: O estudante de medicina passa por inúmeras situações que podem gerar estresse e influenciar a sua percepção de Qualidade de Vida (QV), exigindo dele adaptação e mudançasa um novo estilo de vida. Identificar e compreender quais são estes fatores, é de fundamental importância para que medidas de prevenção e promoção da saúde possam ser tomadas. Objetivo:Avaliar a percepção de qualidade de vida de estudantes de medicina de uma universidade pública federal e verificar os fatores associados. Métodos:O presente trabalho utilizou dados do Inquérito epidemiológico“Condições de saúde e qualidade de vida de estudantes de medicina: estudo QualiMed”. Os dados utilizados nesta dissertação foram provenientes da primeira etapa do estudo transversal, relativos ao componente de avaliação da Qualidade de Vida (WHOQOL – Bref). Resultados:um total de 1470 estudantes de todos os períodos, participou do estudo, sendo 50,7% mulheres, de cor branca (62,2%), com idadeentre 17 e 22 anos e heterossexuais (79,9%). No geral, os estudantes se mostraram mais satisfeitos que insatisfeitos com sua QV, com médias variando de 60,64 no Domínio Psicológico a 68,14 no Domínio Meio Ambiente. A percepção de QV melhorou ao longo do curso, sendo pior no Ciclo Básico e melhor no Clínico, com diferença estatisticamente significativa para todos os Domínios. A maioria das variáveis se associou de forma negativa à QV, indicando que sua ausência diminui as chances de melhor percepção de QV. A não prática de atividade física regular e presença de depressão se associaram a todos os Domínios para uma pior percepção de QV. Conclusão: O aspecto psicológico e as Relações Sociais impactam negativamente a QV dos estudantes. O apoio psicológico, participação em grupos, atividades físicas e estímuloà resiliência poderiamatuar como estratégias de melhoria da QV saúde física e mental, principalmente nos primeiros anos do curso. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Minas Gerais | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | MEDICINA - FACULDADE DE MEDICINA | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Promoção de Saúde e Prevenção da Violência | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFMG | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/pt/ | * |
dc.subject | Qualidade de vida | pt_BR |
dc.subject | Estudantes de Medicina | pt_BR |
dc.subject | Inquérito | pt_BR |
dc.subject | Curso Médico | pt_BR |
dc.subject.other | Qualidade de Vida | pt_BR |
dc.subject.other | Estudantes de Medicina | pt_BR |
dc.subject.other | Inquéritos e Questionários | pt_BR |
dc.subject.other | Faculdades de Medicina | pt_BR |
dc.subject.other | Cursos | pt_BR |
dc.title | “Qualidade de Vida de estudantes de medicina de uma universidade pública federal e fatores associados” | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
Appears in Collections: | Dissertações de Mestrado |
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