Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/43070
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Adriana Sílvia Marussopt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1336197289505742pt_BR
dc.contributor.referee1Prof(a).Dr(a).Junia de Carvalho Fidéles Bragapt_BR
dc.contributor.referee2Prof(a) Estevão Carvalho Batistapt_BR
dc.contributor.referee3Prof(a) Raquel Rossini Martins Cardosopt_BR
dc.creatorAnna Myotin-Grantpt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2146022790782589pt_BR
dc.date.accessioned2022-07-08T14:37:04Z-
dc.date.available2022-07-08T14:37:04Z-
dc.date.issued2018-02-08-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/43070-
dc.description.abstractEsta monografia é uma proposta de Ensino da justiça social. Ela propõe duas unidades didáticas para o ensino de inglês como língua estrangeira voltadas para jovens adultos brasileiros de nível Pré-intermediário para ser adotado por cursos livres de idiomas. Os temas das unidades, “Direitos da criança à educação” e “(Des) igualdade de gênero" foram escolhidos visando promover reflexões e discussões que façam sentido e ao mesmo tempo conscientizar os alunos sobre as injustiças sociais que ocorrem em diversas áreas da vida. Tem como propósito não somente ensinar alunos sobre o idioma mas como também induzir uma reflexão crítica sobre as questões das injustiças sociais e educá-los para se tornar cidadãos críticos, os objetivos do Letramento crítico. Utiliza a ideia de que o aprendizado do idioma é “apreender a se comunicar” e as premissas e princípios da Abordagem Comunicativa de Ensino. O princípio comunicativo, princípio da tarefa e o princípio da significação informaram a maior parte das decisões acerca da produção de material. É baseado no trabalho dos autores: Richards and Rogers (2002), Mattos (2014), and Brown (2004) Espero que “Getting Involved” ajude alunos a não somente pensar de forma crítica sobre as injustiças sociais do mundo mas como também no seu papel em ajudar a solucionar essas injustiças.pt_BR
dc.description.resumoThis paper is a proposal for Social Justice Teaching. It proposes two didactic units for the teaching of English as a foreign language aimed at young Brazilian adults who are at the Pre-intermediate level to be adopted by Language schools. The themes of the units, “Children's right to education” and “Gender (In) Equality'' were chosen to promote meaningful reflections and discussions whilst raising awareness of social injustices that occur in various areas of life. It is meant not only to teach students about the language but also to induce a critical reflection on social justice issues and educate them to become critical citizens, the goals of Critical Literacy. It works with the idea that language learning is “learning to communicate” and it draws on the premises and principles of Communicative Language Teaching. The Communicative principle, task principle, and meaningfulness principle informed most decisions regarding material development. It is grounded on the work of the authors Richards and Rogers (2002), Mattos (2014), and Brown (2004). I hope Getting Involved will help students to not only think critically about the social injustices of the world but also their role in helping to solve these injustices.pt_BR
dc.languageengpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFALE - FACULDADE DE LETRASpt_BR
dc.publisher.programCurso de Especialização em Língua Inglesapt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectSocial Justice Teachingpt_BR
dc.subjectCritical Literacypt_BR
dc.subjectCommunicative Language Teachingpt_BR
dc.title“Get Involved”: a proposal for Social Justice Teaching (didactic Unit for English Teaching)pt_BR
dc.title.alternative"Get involved": uma proposta para o ensino da Justiça social (unidade didática para o ensino do inglês)pt_BR
dc.typeMonografia (especialização)pt_BR
Appears in Collections:Especialização em Língua Inglesa

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Get Involved Anna Myotin-Grant_final.docx.pdfGet Involved: A proposal for Social Justice Teaching5.05 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.