Use este identificador para citar o ir al link de este elemento: http://hdl.handle.net/1843/43070
Tipo: Monografia (especialização)
Título: “Get Involved”: a proposal for Social Justice Teaching (didactic Unit for English Teaching)
Título(s) alternativo(s): "Get involved": uma proposta para o ensino da Justiça social (unidade didática para o ensino do inglês)
Autor(es): Anna Myotin-Grant
primer Tutor: Adriana Sílvia Marusso
primer miembro del tribunal : Prof(a).Dr(a).Junia de Carvalho Fidéles Braga
Segundo miembro del tribunal: Prof(a) Estevão Carvalho Batista
Tercer miembro del tribunal: Prof(a) Raquel Rossini Martins Cardoso
Resumen: This paper is a proposal for Social Justice Teaching. It proposes two didactic units for the teaching of English as a foreign language aimed at young Brazilian adults who are at the Pre-intermediate level to be adopted by Language schools. The themes of the units, “Children's right to education” and “Gender (In) Equality'' were chosen to promote meaningful reflections and discussions whilst raising awareness of social injustices that occur in various areas of life. It is meant not only to teach students about the language but also to induce a critical reflection on social justice issues and educate them to become critical citizens, the goals of Critical Literacy. It works with the idea that language learning is “learning to communicate” and it draws on the premises and principles of Communicative Language Teaching. The Communicative principle, task principle, and meaningfulness principle informed most decisions regarding material development. It is grounded on the work of the authors Richards and Rogers (2002), Mattos (2014), and Brown (2004). I hope Getting Involved will help students to not only think critically about the social injustices of the world but also their role in helping to solve these injustices.
Abstract: Esta monografia é uma proposta de Ensino da justiça social. Ela propõe duas unidades didáticas para o ensino de inglês como língua estrangeira voltadas para jovens adultos brasileiros de nível Pré-intermediário para ser adotado por cursos livres de idiomas. Os temas das unidades, “Direitos da criança à educação” e “(Des) igualdade de gênero" foram escolhidos visando promover reflexões e discussões que façam sentido e ao mesmo tempo conscientizar os alunos sobre as injustiças sociais que ocorrem em diversas áreas da vida. Tem como propósito não somente ensinar alunos sobre o idioma mas como também induzir uma reflexão crítica sobre as questões das injustiças sociais e educá-los para se tornar cidadãos críticos, os objetivos do Letramento crítico. Utiliza a ideia de que o aprendizado do idioma é “apreender a se comunicar” e as premissas e princípios da Abordagem Comunicativa de Ensino. O princípio comunicativo, princípio da tarefa e o princípio da significação informaram a maior parte das decisões acerca da produção de material. É baseado no trabalho dos autores: Richards and Rogers (2002), Mattos (2014), and Brown (2004) Espero que “Getting Involved” ajude alunos a não somente pensar de forma crítica sobre as injustiças sociais do mundo mas como também no seu papel em ajudar a solucionar essas injustiças.
Idioma: eng
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Institución: UFMG
Departamento: FALE - FACULDADE DE LETRAS
Curso: Curso de Especialização em Língua Inglesa
Tipo de acceso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/43070
Fecha del documento: 8-feb-2018
Aparece en las colecciones:Especialização em Língua Inglesa

archivos asociados a este elemento:
archivo Descripción TamañoFormato 
Get Involved Anna Myotin-Grant_final.docx.pdfGet Involved: A proposal for Social Justice Teaching5.05 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los elementos en el repositorio están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, salvo cuando es indicado lo contrario.