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http://hdl.handle.net/1843/43105
Tipo: | Artigo de Evento |
Título: | Exploring interactions in vehicular networks |
Título(s) alternativo(s): | Explorando interações em redes veiculares |
Autor(es): | Felipe Domingos da Cunha Davidysson Abreu Alvarenga João Guilherme Maia de Menezes Aline Viana Raquel Aparecida de Freitas Mini Antonio Alfredo Ferreira Loureiro |
Resumo: | Vehicular networks are networks comprised of vehicles traveling cities and highways. During their trajectories, these vehicles interact with other vehicles and roadside units, to make safer and enjoyable traffic. Several factors may influence these interactions. To mention a few: vehicle speed, roads condition, time of day and weather. Moreover, driver behavior and its interests can influence in vehicle features. In this context, the Vehicular Social Networks arise as a new perspective to vehicular networks, where the vehicles "socialize" and share common interests. In this work, we check the behavior of vehicles using two mobility scenarios, to classify them according to the interactions performed, identifying common interests and similar routines. Thus, we use metrics of complex networks and statistical techniques. Results prove the existence of routines and human features in Vehicular Networks. |
Abstract: | As redes veiculares são redes compostas por veículos que percorrem cidades e rodovias. Durante suas trajetórias, esses veículos interagem com outros veículos e unidades de beira de estrada, para tornar o trânsito mais seguro e agradável. Vários fatores podem influenciar essas interações. Para mencionar alguns: velocidade do veículo, condições das estradas, hora do dia e clima. Além disso, o comportamento do motorista e seus interesses podem influenciar nas características do veículo. Nesse contexto, as Redes Sociais Veiculares surgem como uma nova perspectiva para as redes veiculares, onde os veículos “socializam” e compartilham interesses comuns. Neste trabalho, verificamos o comportamento de veículos utilizando dois cenários de mobilidade, para classificá-los de acordo com as interações realizadas, identificando interesses comuns e rotinas semelhantes. Assim, utilizamos métricas de redes complexas e técnicas estatísticas. Os resultados comprovam a existência de rotinas e recursos humanos em Redes Veiculares. |
Assunto: | Redes veiculares Redes Sociais Veiculares |
Idioma: | eng |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Sigla da Instituição: | UFMG |
Departamento: | ENG - DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA ELÉTRICA ICX - DEPARTAMENTO DE CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO |
Tipo de Acesso: | Acesso Restrito |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/43105 |
Data do documento: | 2016 |
metadata.dc.url.externa: | https://dl.acm.org/doi/10.1145/2989250.2989260 |
metadata.dc.relation.ispartof: | The 14th Acm International Symposium on Mobility Management And Wireless Access |
Aparece nas coleções: | Artigo de Evento |
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