Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/43105
Tipo: Artigo de Evento
Título: Exploring interactions in vehicular networks
Título(s) alternativo(s): Explorando interações em redes veiculares
Autor(es): Felipe Domingos da Cunha
Davidysson Abreu Alvarenga
João Guilherme Maia de Menezes
Aline Viana
Raquel Aparecida de Freitas Mini
Antonio Alfredo Ferreira Loureiro
Resumo: Vehicular networks are networks comprised of vehicles traveling cities and highways. During their trajectories, these vehicles interact with other vehicles and roadside units, to make safer and enjoyable traffic. Several factors may influence these interactions. To mention a few: vehicle speed, roads condition, time of day and weather. Moreover, driver behavior and its interests can influence in vehicle features. In this context, the Vehicular Social Networks arise as a new perspective to vehicular networks, where the vehicles "socialize" and share common interests. In this work, we check the behavior of vehicles using two mobility scenarios, to classify them according to the interactions performed, identifying common interests and similar routines. Thus, we use metrics of complex networks and statistical techniques. Results prove the existence of routines and human features in Vehicular Networks.
Abstract: As redes veiculares são redes compostas por veículos que percorrem cidades e rodovias. Durante suas trajetórias, esses veículos interagem com outros veículos e unidades de beira de estrada, para tornar o trânsito mais seguro e agradável. Vários fatores podem influenciar essas interações. Para mencionar alguns: velocidade do veículo, condições das estradas, hora do dia e clima. Além disso, o comportamento do motorista e seus interesses podem influenciar nas características do veículo. Nesse contexto, as Redes Sociais Veiculares surgem como uma nova perspectiva para as redes veiculares, onde os veículos “socializam” e compartilham interesses comuns. Neste trabalho, verificamos o comportamento de veículos utilizando dois cenários de mobilidade, para classificá-los de acordo com as interações realizadas, identificando interesses comuns e rotinas semelhantes. Assim, utilizamos métricas de redes complexas e técnicas estatísticas. Os resultados comprovam a existência de rotinas e recursos humanos em Redes Veiculares.
Assunto: Redes veiculares
Redes Sociais Veiculares
Idioma: eng
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Departamento: ENG - DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA ELÉTRICA
ICX - DEPARTAMENTO DE CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO
Tipo de Acesso: Acesso Restrito
URI: http://hdl.handle.net/1843/43105
Data do documento: 2016
metadata.dc.url.externa: https://dl.acm.org/doi/10.1145/2989250.2989260
metadata.dc.relation.ispartof: The 14th Acm International Symposium on Mobility Management And Wireless Access
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