Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/43105
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorFelipe Domingos da Cunhapt_BR
dc.creatorDavidysson Abreu Alvarengapt_BR
dc.creatorJoão Guilherme Maia de Menezespt_BR
dc.creatorAline Vianapt_BR
dc.creatorRaquel Aparecida de Freitas Minipt_BR
dc.creatorAntonio Alfredo Ferreira Loureiropt_BR
dc.date.accessioned2022-07-08T20:29:31Z-
dc.date.available2022-07-08T20:29:31Z-
dc.date.issued2016-
dc.citation.issue14pt_BR
dc.citation.spage131pt_BR
dc.citation.epage138pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/43105-
dc.description.abstractAs redes veiculares são redes compostas por veículos que percorrem cidades e rodovias. Durante suas trajetórias, esses veículos interagem com outros veículos e unidades de beira de estrada, para tornar o trânsito mais seguro e agradável. Vários fatores podem influenciar essas interações. Para mencionar alguns: velocidade do veículo, condições das estradas, hora do dia e clima. Além disso, o comportamento do motorista e seus interesses podem influenciar nas características do veículo. Nesse contexto, as Redes Sociais Veiculares surgem como uma nova perspectiva para as redes veiculares, onde os veículos “socializam” e compartilham interesses comuns. Neste trabalho, verificamos o comportamento de veículos utilizando dois cenários de mobilidade, para classificá-los de acordo com as interações realizadas, identificando interesses comuns e rotinas semelhantes. Assim, utilizamos métricas de redes complexas e técnicas estatísticas. Os resultados comprovam a existência de rotinas e recursos humanos em Redes Veiculares.pt_BR
dc.description.resumoVehicular networks are networks comprised of vehicles traveling cities and highways. During their trajectories, these vehicles interact with other vehicles and roadside units, to make safer and enjoyable traffic. Several factors may influence these interactions. To mention a few: vehicle speed, roads condition, time of day and weather. Moreover, driver behavior and its interests can influence in vehicle features. In this context, the Vehicular Social Networks arise as a new perspective to vehicular networks, where the vehicles "socialize" and share common interests. In this work, we check the behavior of vehicles using two mobility scenarios, to classify them according to the interactions performed, identifying common interests and similar routines. Thus, we use metrics of complex networks and statistical techniques. Results prove the existence of routines and human features in Vehicular Networks.pt_BR
dc.languageengpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentENG - DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA ELÉTRICApt_BR
dc.publisher.departmentICX - DEPARTAMENTO DE CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃOpt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.relation.ispartofThe 14th Acm International Symposium on Mobility Management And Wireless Accesspt_BR
dc.rightsAcesso Restritopt_BR
dc.subject.otherRedes veicularespt_BR
dc.subject.otherRedes Sociais Veicularespt_BR
dc.titleExploring interactions in vehicular networkspt_BR
dc.title.alternativeExplorando interações em redes veicularespt_BR
dc.typeArtigo de Eventopt_BR
dc.url.externahttps://dl.acm.org/doi/10.1145/2989250.2989260pt_BR
Appears in Collections:Artigo de Evento

Files in This Item:
There are no files associated with this item.


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.