Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/1843/43134
Type: | Dissertação |
Title: | A longevidade educacional entre irmãos |
Other Titles: | Educational longevity among siblings |
Authors: | Érica Araújo Silva Lopes |
First Advisor: | Elaine Meire Vilela |
First Referee: | Danielle Cireno Fernandes |
Second Referee: | Flávia Pereira Xavier |
Third Referee: | Ana Cristina Murta Collares |
Abstract: | O presente trabalho tem como objetivo analisar a longevidade educacional entre irmãos, por meio da transição do nível médio de ensino para o ensino superior. Como explicar irmãos advindos de uma mesma família trilharem trajetórias educacionais distintas, um ingressando no ensino superior e os outros não? Para compreender o que ocorreu, os “pontos de virada” e quais fatores estão envolvidos nessa transição, foram construídas trajetórias educacionais com graduandos da UFMG e seus irmãos por meio da realização de entrevistas em profundidade. Os resultados apontam que ser de uma família não significa que você “automaticamente” irá reproduzir os seus alcances na sua trajetória de vida. O que não quer dizer que os pais não tenham influência sobre a trajetória dos filhos. Os laços sociais estabelecidos por cada filho também têm peso nas suas trajetórias educacionais, assim como as políticas afirmativas educacionais e a escola, como instituição. |
language: | por |
metadata.dc.publisher.country: | Brasil |
Publisher: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Publisher Initials: | UFMG |
metadata.dc.publisher.department: | FAF - DEPARTAMENTO DE SOCIOLOGIA |
metadata.dc.publisher.program: | Programa de Pós-Graduação em Sociologia |
Rights: | Acesso Aberto |
metadata.dc.rights.uri: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/ |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/43134 |
Issue Date: | 6-Sep-2018 |
Appears in Collections: | Dissertações de Mestrado |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Dissertação_FINALÍSSIMA_2.pdf | 1.32 MB | Adobe PDF | View/Open |
This item is licensed under a Creative Commons License