Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/43149
Tipo: Dissertação
Título: A escrita colaborativa em ambientes digitais: o uso da ferramenta wiki como prática de letramento digital com alunos do nono ano do Ensino Fundamental II
Autor(es): Allyson Mendes Rosa
Primeiro Orientador: Francis Arthuso Paiva
Primeiro membro da banca : Marcelo Chiaretto
Segundo membro da banca: Raquel Lima de Abreu Aoki
Resumo: A escola sempre privilegiou a escrita individual, sendo o lápis e o papel suas tecnologias principais. No entanto, devido à minha experiência profissional em uma escola pública em contexto de vulnerabilidade social, tenho percebido que a produção de textos em ambientes digitais surte mais efeito entre os alunos do que os modelos de escritas já consagrados no passado, mas que hoje não têm tanto impacto nas vidas dos estudantes. WhatsApp, Facebook e Instagram são ambientes muito mais convidativos para esta geração de alunos e de alunas, tendo a escrita como sua principal ferramenta de publicação de ideias e de costumes. Contudo, estar nesses ambientes digitais não significa que o aluno saiba utilizar autonomamente tais recursos, sejam eles linguísticos, gráficos, seja da interface. Nesta pesquisa, desenvolvo um projeto de ensino de Escrita Colaborativa que foi pensado para os alunos do 9º ano do Ensino Fundamental II, da Escola Estadual Silviano Brandão, em Belo Horizonte, Minas Gerais, por meio da escrita colaborativa em Wiki. Ademais, essa prática de escrita teve como principal estratégia o desenvolvimento das competências de leitura e de escrita, assim como as práticas de letramento digital dos alunos e o desenvolvimento dos Multiletramentos. O projeto de ensino tem como foco metodológico uma proposta de pesquisa de intervenção, de forma qualitativa, tratando também do multiletramento a partir de Rojo (2008), da Wiki em Novais; Ribeiro; D’Andréa (2011), Dell’Isola (2012) e Paiva (2012, 2013, 2020). Além disso, segue-se neste trabalho os pressupostos da escrita colaborativa de Pinheiro (2011); Felipeto (2019). O projeto de ensino proposto apresenta atividades organizadas com o objetivo de permitir os alunos aprenderem a utilizar a wiki e a produzir textos colaborativamente nesse ambiente. Infelizmente, devido à pandemia de covid-19, esse projeto não pôde ser aplicado para avaliar as competências de leitura e de escrita dos meus alunos, ficando apenas a sugestão de atividades. Todavia, posteriormente ao contexto pandêmico, pretende-se colocar em prática tal proposta de atividades
Abstract: The school setting has always prioritized individualized writing, pencil and paper being its main technologies. However, as a result of my own professional experience in a public school within a socially vulnerable context I have observed that writing in digital environments impacts the lives of students more effectively than the once prominent writing models of the past. WhatsApp, Facebook and Instagram, environments which make use of writing as the foremost tool for sharing ideas and social customs, are significantly more inviting to the current generation of students. Nevertheless, being in those digital environments does not necessarily mean that students know how to use linguistic, graphical, or interface resources in an independent manner. In this work I lay out a Collaborative Writing teaching project designed for students in the 9th year of Ensino Fundamental II (elementary school) of Escola Estadual Silviano Brandão, in Belo Horizonte, state of Minas Gerais, by means of collaborative Wiki writing. This writing practice’s main strategy is the development of reading and writing proficiency, as well as improvements in digital literacy and Multiliteracies of students. This teaching project has as a methodological focus a proposal of intervention research dealing in a qualitative manner as well as in multiliteracy from Rojo (2008); Novais, Ribeiro, and D’Andréa (2011); Dell’Isola (2012); and Paiva (2012, 2013, 2020). The premises in Pinheiro (2011) and Felipeto (2019) have also been followed. The systematic teaching project built around organized activities of collaborative text writing meant for the evaluation of reading and writing performance of my students unfortunately could not take place due to the coronavirus pandemic, serving only as optional suggested activities.
Assunto: Língua portuguesa – Estudo e ensino
Língua portuguesa – Métodos de ensino
Produção de textos
Escrita
Tecnologia educacional
Letramento
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Departamento: FALE - FACULDADE DE LETRAS
Curso: Programa de Pós-Graduação em Letras
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/43149
Data do documento: 16-Ago-2021
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação - Allyson Mendes Rosa - FINAL com folhas de aprovação e ficha.pdf2.38 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.