Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/43149
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Francis Arthuso Paivapt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9987569172150751pt_BR
dc.contributor.referee1Marcelo Chiarettopt_BR
dc.contributor.referee2Raquel Lima de Abreu Aokipt_BR
dc.creatorAllyson Mendes Rosapt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5597562096136897pt_BR
dc.date.accessioned2022-07-11T20:45:25Z-
dc.date.available2022-07-11T20:45:25Z-
dc.date.issued2021-08-16-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/43149-
dc.description.abstractThe school setting has always prioritized individualized writing, pencil and paper being its main technologies. However, as a result of my own professional experience in a public school within a socially vulnerable context I have observed that writing in digital environments impacts the lives of students more effectively than the once prominent writing models of the past. WhatsApp, Facebook and Instagram, environments which make use of writing as the foremost tool for sharing ideas and social customs, are significantly more inviting to the current generation of students. Nevertheless, being in those digital environments does not necessarily mean that students know how to use linguistic, graphical, or interface resources in an independent manner. In this work I lay out a Collaborative Writing teaching project designed for students in the 9th year of Ensino Fundamental II (elementary school) of Escola Estadual Silviano Brandão, in Belo Horizonte, state of Minas Gerais, by means of collaborative Wiki writing. This writing practice’s main strategy is the development of reading and writing proficiency, as well as improvements in digital literacy and Multiliteracies of students. This teaching project has as a methodological focus a proposal of intervention research dealing in a qualitative manner as well as in multiliteracy from Rojo (2008); Novais, Ribeiro, and D’Andréa (2011); Dell’Isola (2012); and Paiva (2012, 2013, 2020). The premises in Pinheiro (2011) and Felipeto (2019) have also been followed. The systematic teaching project built around organized activities of collaborative text writing meant for the evaluation of reading and writing performance of my students unfortunately could not take place due to the coronavirus pandemic, serving only as optional suggested activities.pt_BR
dc.description.resumoA escola sempre privilegiou a escrita individual, sendo o lápis e o papel suas tecnologias principais. No entanto, devido à minha experiência profissional em uma escola pública em contexto de vulnerabilidade social, tenho percebido que a produção de textos em ambientes digitais surte mais efeito entre os alunos do que os modelos de escritas já consagrados no passado, mas que hoje não têm tanto impacto nas vidas dos estudantes. WhatsApp, Facebook e Instagram são ambientes muito mais convidativos para esta geração de alunos e de alunas, tendo a escrita como sua principal ferramenta de publicação de ideias e de costumes. Contudo, estar nesses ambientes digitais não significa que o aluno saiba utilizar autonomamente tais recursos, sejam eles linguísticos, gráficos, seja da interface. Nesta pesquisa, desenvolvo um projeto de ensino de Escrita Colaborativa que foi pensado para os alunos do 9º ano do Ensino Fundamental II, da Escola Estadual Silviano Brandão, em Belo Horizonte, Minas Gerais, por meio da escrita colaborativa em Wiki. Ademais, essa prática de escrita teve como principal estratégia o desenvolvimento das competências de leitura e de escrita, assim como as práticas de letramento digital dos alunos e o desenvolvimento dos Multiletramentos. O projeto de ensino tem como foco metodológico uma proposta de pesquisa de intervenção, de forma qualitativa, tratando também do multiletramento a partir de Rojo (2008), da Wiki em Novais; Ribeiro; D’Andréa (2011), Dell’Isola (2012) e Paiva (2012, 2013, 2020). Além disso, segue-se neste trabalho os pressupostos da escrita colaborativa de Pinheiro (2011); Felipeto (2019). O projeto de ensino proposto apresenta atividades organizadas com o objetivo de permitir os alunos aprenderem a utilizar a wiki e a produzir textos colaborativamente nesse ambiente. Infelizmente, devido à pandemia de covid-19, esse projeto não pôde ser aplicado para avaliar as competências de leitura e de escrita dos meus alunos, ficando apenas a sugestão de atividades. Todavia, posteriormente ao contexto pandêmico, pretende-se colocar em prática tal proposta de atividadespt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFALE - FACULDADE DE LETRASpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Letraspt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject: Escrita colaborativa. Wiki. Projeto de ensino. Letramento digital. Multiletramentos.pt_BR
dc.subject.otherLíngua portuguesa – Estudo e ensinopt_BR
dc.subject.otherLíngua portuguesa – Métodos de ensinopt_BR
dc.subject.otherProdução de textospt_BR
dc.subject.otherEscritapt_BR
dc.subject.otherTecnologia educacionalpt_BR
dc.subject.otherLetramentopt_BR
dc.titleA escrita colaborativa em ambientes digitais: o uso da ferramenta wiki como prática de letramento digital com alunos do nono ano do Ensino Fundamental IIpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Dissertação - Allyson Mendes Rosa - FINAL com folhas de aprovação e ficha.pdf2.38 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.