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http://hdl.handle.net/1843/43158
Tipo: | Artigo de Periódico |
Título: | O acesso de alunos de escolas públicas ao circuito Liberdade: análise de um projeto piloto |
Título(s) alternativo(s): | Public schools' access to circuito Liberdade: a pilot project's analysis |
Autor(es): | Ana Flavia Machado Bárbara Freitas Paglioto Maria Helena Cunha |
Resumo: | Este artigo se propõe a descrever a relação entre o acesso de alunos de escolas públicas a equipamentos culturais e seu perfil socioeconômico e hábitos formados e cultivados no âmbito de práticas culturais. Para tal, foi feita uma pesquisa de campo junto a escolas da rede pública de ensino de Belo Horizonte. Formaram-se dois grupos de alunos entrevistados, os que participaram da ação educativa e os que não participaram. Buscouse captar o efeito desse programa, considerando perfil demográfico do aluno, preferências por disciplinas e lugares dentro da escola, condições socioeconômicas da família, hábitos culturais, alocação de tempo e avaliação de Belo Horizonte. Os resultados evidenciam que os alunos mais motivados pelo contato com o Circuito Liberdade são aqueles mais interessados nas atividades escolares, assim como aqueles que informam frequentar e participar de atividades culturais. |
Abstract: | This paper aims to describe the relationship between the public schools students’ access to cultural equipments, socioeconomics profile and cultural habits. We have conducted a survey in several public schools in the city of Belo Horizonte-MG. Students participated in a program where they visited Circuito Liberdade (CL), a group of buildings that offers a wide range of cultural events. By comparing two groups, we sought to analyze the program’s effects, taking into consideration student’s demographic profile, their preferences for subjects, favorite places in their school’s premises, family background, cultural habits, free time allocation and their views about the city itself. A questionnaire about their personal view on the visit to the cultural complex was also conducted. The results suggest that students more motivated for visiting CL are more motivated to study and to visit the CL again. |
Assunto: | Escolas públicas Alunos Cultura Aprendizagem Museu |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Sigla da Instituição: | UFMG |
Departamento: | FCE - DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS ECONÔMICAS |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
Identificador DOI: | https://doi.org/10.1590/0102-4698150065 |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/43158 |
Data do documento: | 2016 |
metadata.dc.url.externa: | https://www.scielo.br/j/edur/a/Wy5mFgBVwhnkjTMtnjw7g8w/abstract/?lang=pt |
metadata.dc.relation.ispartof: | Educação em Revista |
Aparece nas coleções: | Artigo de Periódico |
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O ACESSO DE ALUNOS DE ESCOLAS PÚBLICAS AO CIRCUITO LIBERDADE.pdf | 2.43 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
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