Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/43158
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorAna Flavia Machadopt_BR
dc.creatorBárbara Freitas Pagliotopt_BR
dc.creatorMaria Helena Cunhapt_BR
dc.date.accessioned2022-07-11T21:50:58Z-
dc.date.available2022-07-11T21:50:58Z-
dc.date.issued2016-
dc.citation.volume32pt_BR
dc.citation.issue3pt_BR
dc.citation.spage317pt_BR
dc.citation.epage347pt_BR
dc.identifier.doihttps://doi.org/10.1590/0102-4698150065pt_BR
dc.identifier.issn1982-6621pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/43158-
dc.description.abstractThis paper aims to describe the relationship between the public schools students’ access to cultural equipments, socioeconomics profile and cultural habits. We have conducted a survey in several public schools in the city of Belo Horizonte-MG. Students participated in a program where they visited Circuito Liberdade (CL), a group of buildings that offers a wide range of cultural events. By comparing two groups, we sought to analyze the program’s effects, taking into consideration student’s demographic profile, their preferences for subjects, favorite places in their school’s premises, family background, cultural habits, free time allocation and their views about the city itself. A questionnaire about their personal view on the visit to the cultural complex was also conducted. The results suggest that students more motivated for visiting CL are more motivated to study and to visit the CL again.pt_BR
dc.description.resumoEste artigo se propõe a descrever a relação entre o acesso de alunos de escolas públicas a equipamentos culturais e seu perfil socioeconômico e hábitos formados e cultivados no âmbito de práticas culturais. Para tal, foi feita uma pesquisa de campo junto a escolas da rede pública de ensino de Belo Horizonte. Formaram-se dois grupos de alunos entrevistados, os que participaram da ação educativa e os que não participaram. Buscouse captar o efeito desse programa, considerando perfil demográfico do aluno, preferências por disciplinas e lugares dentro da escola, condições socioeconômicas da família, hábitos culturais, alocação de tempo e avaliação de Belo Horizonte. Os resultados evidenciam que os alunos mais motivados pelo contato com o Circuito Liberdade são aqueles mais interessados nas atividades escolares, assim como aqueles que informam frequentar e participar de atividades culturais.pt_BR
dc.description.sponsorshipCNPq - Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológicopt_BR
dc.format.mimetypepdfpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFCE - DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS ECONÔMICASpt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.relation.ispartofEducação em Revistapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectHábitospt_BR
dc.subjectCulturapt_BR
dc.subjectMuseupt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subject.otherEscolas públicaspt_BR
dc.subject.otherAlunospt_BR
dc.subject.otherCulturapt_BR
dc.subject.otherAprendizagempt_BR
dc.subject.otherMuseupt_BR
dc.titleO acesso de alunos de escolas públicas ao circuito Liberdade: análise de um projeto pilotopt_BR
dc.title.alternativePublic schools' access to circuito Liberdade: a pilot project's analysispt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.url.externahttps://www.scielo.br/j/edur/a/Wy5mFgBVwhnkjTMtnjw7g8w/abstract/?lang=ptpt_BR
Appears in Collections:Artigo de Periódico

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
O ACESSO DE ALUNOS DE ESCOLAS PÚBLICAS AO CIRCUITO LIBERDADE.pdf2.43 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.