Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/43271
Type: Dissertação
Title: Modelagem de corredores ecológicos para diferentes grupos funcionas em Belo Horizonte: o papel da morfologia urbana
Authors: Leonardo Antônio da Silva Brant
First Advisor: Camila Palhares Teixeira
First Co-advisor: João Carlos Pena
First Referee: Cristiano Schet1ni de Azevedo
Second Referee: Sonia Maria Carvalho Ribeiro
Abstract: A população urbana está aumentando a cada ano; este crescimento acelerado em áreas urbanas leva a alterações nas paisagens causando a fragmentação e perda de hábitats, que são consideradas ameaças à biodiversidade. Corredores ecológicos são estratégias de contribuição potencial para a conservação da biodiversidade que proporcionam a conectividade e fluxo gênico entre diferentes espécies. Umas das formas de identificar áreas com potencial para criação de corredores ecológicos é através da Modelagem de Caminhos de Menor Custo (CMC). Porém, poucos trabalhos sobre este tema utilizam dados de alta precisão. Neste contexto, este trabalho tem como principal objetivo a modelagem de caminhos de menor custo, em paisagens urbanas utilizando dados laser para modelar o relevo, copas de árvores e obstáculos aéreos (edifícios) na região centro-sul de Belo Horizonte e norte de Nova Lima (Minas Gerais, Brasil). A proposta metodológica está baseada nas características ecológicas de três grupos de espécies de aves (generalistas, intermediárias e sensíveis), identificadas a partir de levantamento de ocorrências na região de estudo e selecionadas através de critérios pré-definidos. Foi modelado o uso e cobertura da terra da área de estudo e através dele foi identificado fragmentos com potencial para representar os extremos dos caminhos de menor custo. Através dos dados laser, foram mapeados a topografia e obstáculos aéreos. Na proposta do modelo, essas variáveis tiveram seus "pesos" definidos por “expert knowledge”, para gerar uma matriz de resistência para cada grupo de espécie por análise multicritério. Os resultados da modelagem indicam que os caminhos totalizam valores próximos de 31 quilômetros entre os fragmentos selecionados, apresentam também uma proximidade entre os corredores propostos sobretudo entre as espécies dos grupos sensíveis e intermediárias dentro da região mais urbanizada, enquanto que mesmo por rotas diferentes, todos os três grupos demonstraram capacidade de movimentação sobre a região de relevo mais elevado (acima de 1300m), possivelmente pela presença de vegetação lenhosa na área. Desta forma, podemos propor que as espécies do grupo especialista são consideradas espécies "guardachuva" para as demais, servindo como norteadora para a modelagem de corredores ecológicos. A proposta metodológica mostrou ser, potencialmente eficiente para o planejamento de corredores de um determinado grupo de espécies, sendo um importante subsídio para políticas públicas de conservação.
Abstract: The urban population is increasing every year; this accelerated growth in urban areas leads to changes in landscapes causing fragmentation and loss of habitats, which are considered threats to biodiversity. Ecological corridors are strategies of potential contribution to biodiversity conservation that provide connectivity and gene flow between different species. One of the ways to identify areas with the potential to create ecological corridors is through Lower Cost Path Modeling (CMC). However, few studies on this subject use high-precision data. In this context, this work has as its main objective the modeling of lower cost paths in urban landscapes using laser data to model relief, treetops and air obstacles (buildings) in the south-central region of Belo Horizonte and north of Nova Lima (Minas Gerais, Brazil). The methodological proposal is based on the ecological characteristics of three groups of bird species (generalist, intermediate and sensitive), identified from a survey of occurrences in the study region and selected through predefined criteria. The use and land cover of the study area was modeled and fragments with the potential to represent the extremes of the lowest cost paths were identified through it. Through laser data, topography and air obstacles were mapped. In the proposal of the model, these variables had their "weights" defined by "expert knowledge", to generate a resistance matrix for each group of species by multicriteria analysis. The results of the modeling indicate that the paths total values close to 31 kilometers among the selected fragments, also present a proximity between the proposed corridors especially among the species of the sensitive and intermediate groups within the most urbanized region, while even by different routes, all three groups demonstrated movement capacity over the region of higher relief (above 1300m), possibly due to the presence of wood In this way, we can propose that the species of the specialist group are considered umbrella species for the others, serving as a guide for modeling ecological corridors. The methodological proposal proved to be potentially efficient for planning corridors of a certain group of species, being an important subsidy for public conservation policies.
Subject: Modelagem de dados – Aspectos ambientais
Urbanização – Belo Horizonte (MG)
Sensoriamento remoto
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: IGC - DEPARTAMENTO DE CARTOGRAFIA
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Análise e Modelagem de Sistemas Ambientais
Rights: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/
URI: http://hdl.handle.net/1843/43271
Issue Date: 18-Jun-2021
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