Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/43290
Tipo: Dissertação
Título: Laboratório Intuitivo: da força transformadora da música de Hermeto Pascoal
Autor(es): Rafael Rocha Pansica
Primeiro Orientador: Mauro Rodrigues
Primeiro membro da banca : Ernani de Castro Maletta
Segundo membro da banca: Fernando Araújo de Paula
Resumo: Esta dissertação propõe tomar a força intuitiva da música de Hermeto Pascoal como fonte de afecção para uma experiência artística de criação e performance. O laboratório enunciado aqui [1] discute o papel da intuição como mecanismo motriz da imaginação artística, [2] descreve os mecanismos “antropofágicos” (sensu Oswald de Andrade e Eduardo Viveiros de Castro) como operadores da relação local/ universal na música de Hermeto e [3] busca fazer uso dessas forças de afecção para empreender e relatar, etnograficamente, experiências transformadoras do fazer artístico do autor da dissertação. Entre os resultados produzidos pela presente pesquisa, destaca-se os dois arranjos para violão solo para duas das mais conhecidas canções de Hermeto Pascoal: “Bebê” e “Chorinho pra ele”.
Assunto: Performance musical
Pascoal, Hermeto, 1936-.
Música - Análise, apreciação
Criação Musical
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Departamento: MUS - DEPARTAMENTO DE INSTRUMENTO E CANTO
Curso: Programa de Pós-Graduação em Música
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/43290
Data do documento: 9-Mar-2022
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação_Hermeto_Versão Final_Rafael Pansica.pdf2.51 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.