Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/1843/43290
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Mauro Rodrigues | pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/2910529710363813 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Ernani de Castro Maletta | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Fernando Araújo de Paula | pt_BR |
dc.creator | Rafael Rocha Pansica | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/4190695893845069 | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2022-07-15T00:06:45Z | - |
dc.date.available | 2022-07-15T00:06:45Z | - |
dc.date.issued | 2022-03-09 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/1843/43290 | - |
dc.description.resumo | Esta dissertação propõe tomar a força intuitiva da música de Hermeto Pascoal como fonte de afecção para uma experiência artística de criação e performance. O laboratório enunciado aqui [1] discute o papel da intuição como mecanismo motriz da imaginação artística, [2] descreve os mecanismos “antropofágicos” (sensu Oswald de Andrade e Eduardo Viveiros de Castro) como operadores da relação local/ universal na música de Hermeto e [3] busca fazer uso dessas forças de afecção para empreender e relatar, etnograficamente, experiências transformadoras do fazer artístico do autor da dissertação. Entre os resultados produzidos pela presente pesquisa, destaca-se os dois arranjos para violão solo para duas das mais conhecidas canções de Hermeto Pascoal: “Bebê” e “Chorinho pra ele”. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Minas Gerais | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | MUS - DEPARTAMENTO DE INSTRUMENTO E CANTO | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Música | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFMG | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Hermeto Pascoal | pt_BR |
dc.subject | Música Universal | pt_BR |
dc.subject | Intuição | pt_BR |
dc.subject | Antropofagia | pt_BR |
dc.subject | Etnografia da experiência artística | pt_BR |
dc.subject | Arranjos para violão solo | pt_BR |
dc.subject.other | Performance musical | pt_BR |
dc.subject.other | Pascoal, Hermeto, 1936-. | pt_BR |
dc.subject.other | Música - Análise, apreciação | pt_BR |
dc.subject.other | Criação Musical | pt_BR |
dc.title | Laboratório Intuitivo: da força transformadora da música de Hermeto Pascoal | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.identifier.orcid | https://orcid.org/0000-0001-9033-5610 | pt_BR |
Appears in Collections: | Dissertações de Mestrado |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Dissertação_Hermeto_Versão Final_Rafael Pansica.pdf | 2.51 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.