Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/43326
Tipo: Artigo de Periódico
Título: Contribuições do PIBID Diversidade da UFMG na formação de professores em curso de licenciatura
Autor(es): Kátia Pedroso Silveira
Paulo Henrique de Queiroz Nogueira
Resumo: O artigo retrata possíveis contribuições para a formação de professores em cursos de licenciatura a partir da experiência do PIBID Diversidade na Universidade Federal de Minas Gerais junto a dois cursos específicos: Licenciatura em Educação do Campo/LECAMPO e o Curso de Formação Intercultural para Educadores Indígenas/FIEI. Esses dois cursos, criados na esteira da mobilização dos povos do campo e indígenas pelo direito à educação, possuem características que os diferenciam das demais licenciaturas ao agregar percursos formativos próprios e singulares para a formação inicial de docentes. Levando-se em consideração as marcas indenitárias dessas populações num processo espiralado em que o direito à educação se encarna em sujeitos corpóreos com suas tradições, oralidade, religiosidade e pertencimentos étnico-racial, territorial e linguístico; os cursos, em um momento inicial, e o PIBID, em seus desdobramentos, postulam ser possível formar professores para a Educação Básica reconfigurando as proposições curriculares e a organização de seus tempo e espaços ao se permitir ultrapassar velhos dilemas interpostos na formação docente.
Assunto: Educação Indígena
Educação do Campo
Formação Inicial de Professores
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Departamento: FAE - DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS APLICADAS À EDUCAÇÃO
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/43326
Data do documento: 2018
metadata.dc.url.externa: https://periodicos.ufpe.br/revistas/interritorios/article/view/238202
metadata.dc.relation.ispartof: Revista interritórios
Aparece nas coleções:Artigo de Periódico

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2018_Contribuições do PIBID diversidade da UFMG na formação de professores em curso de licenciatura.pdf242.12 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.