Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/43326
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorKátia Pedroso Silveirapt_BR
dc.creatorPaulo Henrique de Queiroz Nogueirapt_BR
dc.date.accessioned2022-07-15T19:39:26Z-
dc.date.available2022-07-15T19:39:26Z-
dc.date.issued2018-
dc.citation.volume4pt_BR
dc.citation.issue7pt_BR
dc.citation.spage38pt_BR
dc.citation.epage58pt_BR
dc.identifier.issn2525-7668pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/43326-
dc.description.resumoO artigo retrata possíveis contribuições para a formação de professores em cursos de licenciatura a partir da experiência do PIBID Diversidade na Universidade Federal de Minas Gerais junto a dois cursos específicos: Licenciatura em Educação do Campo/LECAMPO e o Curso de Formação Intercultural para Educadores Indígenas/FIEI. Esses dois cursos, criados na esteira da mobilização dos povos do campo e indígenas pelo direito à educação, possuem características que os diferenciam das demais licenciaturas ao agregar percursos formativos próprios e singulares para a formação inicial de docentes. Levando-se em consideração as marcas indenitárias dessas populações num processo espiralado em que o direito à educação se encarna em sujeitos corpóreos com suas tradições, oralidade, religiosidade e pertencimentos étnico-racial, territorial e linguístico; os cursos, em um momento inicial, e o PIBID, em seus desdobramentos, postulam ser possível formar professores para a Educação Básica reconfigurando as proposições curriculares e a organização de seus tempo e espaços ao se permitir ultrapassar velhos dilemas interpostos na formação docente.pt_BR
dc.format.mimetypepdfpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFAE - DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS APLICADAS À EDUCAÇÃOpt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.relation.ispartofRevista interritóriospt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.otherEducação Indígenapt_BR
dc.subject.otherEducação do Campopt_BR
dc.subject.otherFormação Inicial de Professorespt_BR
dc.titleContribuições do PIBID Diversidade da UFMG na formação de professores em curso de licenciaturapt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.url.externahttps://periodicos.ufpe.br/revistas/interritorios/article/view/238202pt_BR
Appears in Collections:Artigo de Periódico



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.