Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/43343
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorFabíola Maria Siqueira Rochapt_BR
dc.creatorLorena Aparecida Pereira Paixão Santospt_BR
dc.date.accessioned2022-07-15T19:59:29Z-
dc.date.available2022-07-15T19:59:29Z-
dc.date.issued2019-
dc.citation.volume15pt_BR
dc.citation.issue4pt_BR
dc.citation.spage69pt_BR
dc.citation.epage79pt_BR
dc.identifier.doi10.22478/ufpb.1809-4775.2019v15n4.50418pt_BR
dc.identifier.issn1809-4775pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/43343-
dc.description.resumoObjetivo deste estudo foi analisar a produção científica dos artigos científicos sobre biblioteca escolar, por meio dos artigos indexados na BRAPCI. Trata-se de um estudo descritivo utilizando-se o método quantitativo e qualitativo, também chamado de método misto, com emprego de técnicas bibliométricas. O universo da pesquisa reúne os artigos científicos indexados nos periódicos científicos da BRAPCI, contemplando todo o período de cobertura da base de 1972 a 2019. Os resultados revelaram que nos 47 anos, foi identificado 130 artigos em 27 revistas científicas brasileiras indexadas na BRAPCI. Os anos mais produtivos foram em 2017 e 2018 com 15 publicações a cada um. Percebe-se um pequeno número de autores que publicaram muitos artigos e uma grande taxa de autores produziram pouco, ou seja, um artigo. Identificaram-se duas autoras e um autor mais produtivos na temática. Sendo a primeira, da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) a segunda da Universidade Federal do Maranhão (UFMA) e o último autor da Universidade Estadual de Londrina (UEL). Os assuntos mais abordados foram: Biblioteca escolar com 116 vezes (25,2%), leitura com 19 vezes (4,1%), bibliotecário 16 vezes (3,4%), educação com nove vezes (1,9 %), bibliotecário escolar com sete vezes (1,5 %) e políticas públicas com seis vezes (1,3%). Conclui-se que a temática Biblioteca escolar é antiga no Brasil , mas não é muito pesquisada pelos cientistas brasileiros quantos aos problemas relevantes a serem estudados para ajudar os profissionais que atuam em bibliotecas escolares com habilidades adequadas para este tipo de unidade de informação.pt_BR
dc.format.mimetypepdfpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentECI - ESCOLA DE CIENCIA DA INFORMAÇÃOpt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.relation.ispartofBiblionline (João Pessoa)pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.otherCiência da Informaçãopt_BR
dc.subject.otherComunicação científicapt_BR
dc.subject.otherPeriódico Científicopt_BR
dc.subject.otherBiblioteca Escolarpt_BR
dc.subject.otherEstudo Bibliométricopt_BR
dc.titleAnálise da produção dos artigos científicos sobre biblioteca escolar na base de dados BRAPCIpt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.url.externahttps://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/biblio/article/view/50418?fbclid=IwAR1sjT-aQiER-I2gbSqmQJQUGbPVQ5jeg46DYCLNMyAARaLciP1yacGNSbwpt_BR
Appears in Collections:Artigo de Periódico



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.