Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/1843/43343
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.creator | Fabíola Maria Siqueira Rocha | pt_BR |
dc.creator | Lorena Aparecida Pereira Paixão Santos | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2022-07-15T19:59:29Z | - |
dc.date.available | 2022-07-15T19:59:29Z | - |
dc.date.issued | 2019 | - |
dc.citation.volume | 15 | pt_BR |
dc.citation.issue | 4 | pt_BR |
dc.citation.spage | 69 | pt_BR |
dc.citation.epage | 79 | pt_BR |
dc.identifier.doi | 10.22478/ufpb.1809-4775.2019v15n4.50418 | pt_BR |
dc.identifier.issn | 1809-4775 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/1843/43343 | - |
dc.description.resumo | Objetivo deste estudo foi analisar a produção científica dos artigos científicos sobre biblioteca escolar, por meio dos artigos indexados na BRAPCI. Trata-se de um estudo descritivo utilizando-se o método quantitativo e qualitativo, também chamado de método misto, com emprego de técnicas bibliométricas. O universo da pesquisa reúne os artigos científicos indexados nos periódicos científicos da BRAPCI, contemplando todo o período de cobertura da base de 1972 a 2019. Os resultados revelaram que nos 47 anos, foi identificado 130 artigos em 27 revistas científicas brasileiras indexadas na BRAPCI. Os anos mais produtivos foram em 2017 e 2018 com 15 publicações a cada um. Percebe-se um pequeno número de autores que publicaram muitos artigos e uma grande taxa de autores produziram pouco, ou seja, um artigo. Identificaram-se duas autoras e um autor mais produtivos na temática. Sendo a primeira, da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) a segunda da Universidade Federal do Maranhão (UFMA) e o último autor da Universidade Estadual de Londrina (UEL). Os assuntos mais abordados foram: Biblioteca escolar com 116 vezes (25,2%), leitura com 19 vezes (4,1%), bibliotecário 16 vezes (3,4%), educação com nove vezes (1,9 %), bibliotecário escolar com sete vezes (1,5 %) e políticas públicas com seis vezes (1,3%). Conclui-se que a temática Biblioteca escolar é antiga no Brasil , mas não é muito pesquisada pelos cientistas brasileiros quantos aos problemas relevantes a serem estudados para ajudar os profissionais que atuam em bibliotecas escolares com habilidades adequadas para este tipo de unidade de informação. | pt_BR |
dc.format.mimetype | pt_BR | |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Minas Gerais | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | ECI - ESCOLA DE CIENCIA DA INFORMAÇÃO | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFMG | pt_BR |
dc.relation.ispartof | Biblionline (João Pessoa) | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject.other | Ciência da Informação | pt_BR |
dc.subject.other | Comunicação científica | pt_BR |
dc.subject.other | Periódico Científico | pt_BR |
dc.subject.other | Biblioteca Escolar | pt_BR |
dc.subject.other | Estudo Bibliométrico | pt_BR |
dc.title | Análise da produção dos artigos científicos sobre biblioteca escolar na base de dados BRAPCI | pt_BR |
dc.type | Artigo de Periódico | pt_BR |
dc.url.externa | https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/biblio/article/view/50418?fbclid=IwAR1sjT-aQiER-I2gbSqmQJQUGbPVQ5jeg46DYCLNMyAARaLciP1yacGNSbw | pt_BR |
Appears in Collections: | Artigo de Periódico |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
2019_Análise da produção dos artigos científicos sobre biblioteca escolar na base de dados brapci.pdf | 407.6 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.