Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/43344
Tipo: Artigo de Periódico
Título: O professor coordenador pedagógico como articulador da gestão democrática na escola: a relação com a direção escolar
Autor(es): Maria Aparecida Rodrigues da Rocha
Vera Lúcia Nogueira
Resumo: Este artigo analisa a atuação do professor coordenador pedagógico (PCP) e sua relação com a direção escolar na Rede Municipal de Educação de Belo Horizonte. Utilizou-se a abordagem qualitativa e, como técnica de coleta de dados, a entrevista semiestruturada. Os resultados apontam avanços no tocante à gestão democrática nas instituições escolares, tais como: criação de uma equipe de coordenação pedagógica composta por diretor, vice-diretor e PCP e consolidação da eleição para a escolha da direção escolar. No entanto, nota-se que ainda há um grande distanciamento entre as concepções democráticas estabelecidas legalmente e a sua efetivação. A maioria dos PCP entrevistados apontam que não há uma gestão coletiva dos processos pedagógicos. Observa-se que, no cotidiano escolar, a atuação da direção está mais relacionada às atividades administrativas e burocráticas em detrimento de aspectos pedagógicos.
Assunto: Gestão democrática
Gestão escolar
Professor Coordenador Pedagógico
Direção escolar
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Departamento: FAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃO
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Identificador DOI: 10.36556/eol.v14i32.677
URI: http://hdl.handle.net/1843/43344
Data do documento: 2019
metadata.dc.url.externa: http://educacaoonline.edu.puc-rio.br/index.php/eduonline/article/view/677
metadata.dc.relation.ispartof: Educação on-line
Aparece nas coleções:Artigo de Periódico



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.