Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/1843/43344
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.creator | Maria Aparecida Rodrigues da Rocha | pt_BR |
dc.creator | Vera Lúcia Nogueira | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2022-07-15T20:00:15Z | - |
dc.date.available | 2022-07-15T20:00:15Z | - |
dc.date.issued | 2019 | - |
dc.citation.volume | 14 | pt_BR |
dc.citation.issue | 32 | pt_BR |
dc.citation.spage | 156 | pt_BR |
dc.citation.epage | 179 | pt_BR |
dc.identifier.doi | 10.36556/eol.v14i32.677 | pt_BR |
dc.identifier.issn | 1809-3760 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/1843/43344 | - |
dc.description.resumo | Este artigo analisa a atuação do professor coordenador pedagógico (PCP) e sua relação com a direção escolar na Rede Municipal de Educação de Belo Horizonte. Utilizou-se a abordagem qualitativa e, como técnica de coleta de dados, a entrevista semiestruturada. Os resultados apontam avanços no tocante à gestão democrática nas instituições escolares, tais como: criação de uma equipe de coordenação pedagógica composta por diretor, vice-diretor e PCP e consolidação da eleição para a escolha da direção escolar. No entanto, nota-se que ainda há um grande distanciamento entre as concepções democráticas estabelecidas legalmente e a sua efetivação. A maioria dos PCP entrevistados apontam que não há uma gestão coletiva dos processos pedagógicos. Observa-se que, no cotidiano escolar, a atuação da direção está mais relacionada às atividades administrativas e burocráticas em detrimento de aspectos pedagógicos. | pt_BR |
dc.format.mimetype | pt_BR | |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Minas Gerais | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | FAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃO | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFMG | pt_BR |
dc.relation.ispartof | Educação on-line | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject.other | Gestão democrática | pt_BR |
dc.subject.other | Gestão escolar | pt_BR |
dc.subject.other | Professor Coordenador Pedagógico | pt_BR |
dc.subject.other | Direção escolar | pt_BR |
dc.title | O professor coordenador pedagógico como articulador da gestão democrática na escola: a relação com a direção escolar | pt_BR |
dc.type | Artigo de Periódico | pt_BR |
dc.url.externa | http://educacaoonline.edu.puc-rio.br/index.php/eduonline/article/view/677 | pt_BR |
Appears in Collections: | Artigo de Periódico |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
2019_O professor coordenador pedagógico como articulador da gestão democrática na escola a relação com a direção escolar.pdf | 267.05 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.