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http://hdl.handle.net/1843/43354
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.creator | Tales Bohrer Lobosco Gonzaga de Oliveira | pt_BR |
dc.creator | Aline Maracahipe Rocha | pt_BR |
dc.creator | Débora Carvalho Câmara | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2022-07-15T22:26:34Z | - |
dc.date.available | 2022-07-15T22:26:34Z | - |
dc.date.issued | 2019 | - |
dc.citation.issue | 23 | pt_BR |
dc.identifier.isbn | 9786580968091 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/1843/43354 | - |
dc.description.resumo | O uso de modelos qualitativos no ensino de estruturas se apresenta como uma promissora ferramenta, voltada para a compreensão do comportamento mecânico dos sistemas estruturais de maneira intuitiva e clara através da visualização dos esforços e deformações. Deste modo, este trabalho se dedica ao processo de desenvolvimento de um modelo qualitativo simples, de baixo custo e que seja capaz de promover uma compreensão intuitiva do comportamento mecânico das estruturas e que possua boa flexibilidade de montagens para permitir a exploração de diversas possibilidades estruturais. Assim, o modelo final proposto não deve exprimir uma tradução direta do comportamento da estrutura em escala, tampouco um comportamento preciso e realístico, mas precisa promover uma visualização clara e intuitiva das deformações sofridas e facilitar a compreensão dos esforços a que uma estrutura é submetida. Ou seja, precisa permitir a visualização do comportamento mecânico das estruturas: suas deformações, a influência da forma e das dimensões das peças, e a maneira de resistir aos esforços. A proposta é que este modelo possa servir como uma ferramenta de aprendizado e experimentação, permitindo a visualização do comportamento mecânico das estruturas, evidenciando as deformações, torções e flechas apresentadas, de maneira a permitir a correlação da experiência intuitiva dos fenômenos observados com as simulações numérico-computacionais tradicionalmente realizadas no processo de concepção estrutural. Mais do que a simulação numérica estrutural, acreditamos que é a experiência vivenciada destas situações, em escala reduzida ou real, que permite a construção de um universo referencial, de comportamentos e soluções, que formarão a base conceitual do profissional. Neste sentido, os modelos qualitativos didáticos são ferramentas essenciais tanto para o desenvolvimento de um sentimento intuitivo do comportamento estrutural, quanto como ferramenta de aprendizagem, por facilitar a correlação entre o fenômeno mecânico experimentado no modelo reduzido e o desenvolvimento da concepção estrutural através dos modelos numérico-computacionais. Por fim, a proposta deste trabalho é de: I - discutir a aplicação e funcionamento dos modelos didáticos existentes; II - Apresentar e discutir as experiências realizadas no sentido de desenvolver uma proposta de modelo qualitativo didático, que seja construído a partir de peças simples e configuráveis, permitindo o ajuste simultâneo de fatores formais, dimensionais e de resistência; III - Propor um modelo finalizado que possibilite a exploração aberta e, ao mesmo tempo, permita a visualização dos esforços atuantes, e deformações, na estrutura. | pt_BR |
dc.format.mimetype | pt_BR | |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Minas Gerais | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | ARQ - ESCOLA DE ARQUITETURA | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFMG | pt_BR |
dc.relation.ispartof | Congresso de Escolas e Faculdades Públicas de Arquitetura da América do Sul | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Sistemas estruturais | pt_BR |
dc.subject | Ensino | pt_BR |
dc.subject | Modelos estruturais | pt_BR |
dc.subject.other | Engenharia de estruturas | pt_BR |
dc.subject.other | Arquitetura | pt_BR |
dc.subject.other | Didática | pt_BR |
dc.title | Modelos qualitativos didáticos e a compreensão intuitiva no ensino de estruturas | pt_BR |
dc.type | Artigo de Evento | pt_BR |
dc.url.externa | https://proceedings.science/arquisur-2019/papers/modelos-qualitativos-didaticos-e-a-compreensao-intuitiva-no-ensino-de-estruturas?lang=pt-br | pt_BR |
Appears in Collections: | Artigo de Evento |
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