Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/43381
Tipo: Artigo de Periódico
Título: Iconologia dos intervalos, limiares cartográficos
Título(s) alternativo(s): Iconology of intervals, cartographic thresholds
Iconología de los intervalos, umbrales cartográficos
Autor(es): Daniel Melo Ribeiro
Resumo: Este artigo resgata a relevância do pensamento de Aby Warburg para a compreensão das imagens no campo da comunicação. São discutidos os conceitos de “pós-vida” (nachleben) e de “fórmula de pathos” (pathosformel), centrais na constituição da “iconologia dos intervalos” desse pensador alemão. Partindo das conexões abertas por Warburg em seu Atlas Mnemosyne, esta investigação procura se aprofundar nas aplicações dessa metodologia para o estudo de mapas. Levantamos a hipótese de que a distorção da linguagem cartográfica nos abre a possibilidade de potencializar as funções heurísticas dos mapas, despertando um saber imaginativo sobre a heterogeneidade do espaço. Para demonstrar esses dois conceitos, será analisada uma obra de arte chamada “A Longa Marcha” do artista Qin Ga, que explora a linguagem cartográfica no contexto das artes contemporâneas. As discussões serão amparadas por autores como Agamben e Didi-Huberman.
Abstract: This article recalls the Aby Warburg’s relevant contribution to understand images in the field of communication. We discuss concepts of “afterlife” (Nachleben) and “pathos formula” (pathosformel), central in the creation of the “iconology of intervals” of this German thinker. Starting from the approach conceived by Warburg in his Mnemosyne Atlas, this research seeks to expand the application of this methodology to the study of maps. Our hypothesis is that the distortion of cartographic language opens up the possibility of enhancing the heuristic functions of maps, awakening a imaginative knowledge about the heterogeneity of space. To demonstrate these two concepts, an artwork called the “Long March” by Qin Ga will be analyzed, which explores the cartographic language in the context of contemporary art. Discussions will be supported by authors such as Agamben and Didi-Huberman.
Assunto: Warburg, Aby, 1866-1929
Cartografia
Imagens, ilustrações, etc.
Comunicação
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Departamento: FAF - DEPARTAMENTO DE COMUNICAÇÃO SOCIAL
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Identificador DOI: https://doi.org/10.17058/rzm.v5i1.6816
URI: http://hdl.handle.net/1843/43381
Data do documento: 2017
metadata.dc.url.externa: https://online.unisc.br/seer/index.php/rizoma/article/view/6816
metadata.dc.relation.ispartof: Rizoma
Aparece nas coleções:Artigo de Periódico

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
danielIconologiaIntervalos.pdf12.23 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.